SOBRE O(S) COMPÓSITO(S) DE GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.1.8Resumen
Entendemos que textos, como participantes de gêneros, não funcionam no vácuo. No mundo real, como fenômenos que organizam a vida e a sociedade, os gêneros se relacionam de diferentes maneiras. No Brasil (MARCUSCHI, 2000; BONINI, 2011; BEZERRA, 2012; 2017; ARAÚJO, 2006; 2021) e no exterior (BHATIA, 2004; SWALES, 2004; BAZERMAN, 2005) há autores que já se debruçaram sobre a conceituação de diferentes agrupamentos genéricos, a partir de diferentes filiações teóricas. Seguindo essa perspectiva, este trabalho tem como objetivo caracterizar e discutir mais um tipo de agrupamento genérico, que chamamos de compósito de gêneros. Amparados nos estudos retóricos de gênero (MILLER, 2009; 2015; BAZERMAN, 2005; 2009) e na Linguística Textual (CAVALCANTE et al; 2019), analisamos um exemplário de três tipos de compósitos em diferentes mídias – impressa, audiovisual e digital –, em que verificamos como gêneros diferentes se inter-relacionam e se realizam por textos. Os resultados, ainda incipientes, apontam para duas características que diferenciam o que temos chamado de compósito de outros agrupamentos genéricos: a atualização de diferentes gêneros diferentes num mesmo espaço enunciativo e a inter-relação entre eles, estabelecida por um laço de natureza ora discursivo-pragmática, ora técnica, que sofrerá variações a depender da mídia utilizada, sem que nenhum dos gêneros perca suas peculiaridades.
Palavras-chave: Agrupamento genérico. Compósito de gêneros. Análise de gêneros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).