A FORMAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLÊS NA AMAZÔNIA
Resumen
Este trabalho analisa se professores(as) formados(as) em um curso de graduação (licenciatura) em língua inglesa como língua estrangeira desenvolveram saberes crítico-reflexivos que os(as) possibilitassem constituir-se como mediadores(as) de culturas nos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, buscou-se analisar a formação intercultural crítica e reflexiva de professores(as) de inglês, com base nos próprios depoimentos dos discentes egressos de turmas de Inglês (UFPA/Cametá), por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Letras Língua Inglesa. Analisou-se os dados sob a luz de teorias da cultura, educação intercultural e ensino crítico de língua estrangeira. Os resultados demonstram que, apesar de o currículo do curso, em seus objetivos, propor a formação de sujeitos interculturalmente competentes, as disciplinas específicas não dialogavam de maneira explícita com o campo intercultural, a consequência disso foi que a competência intercultural dos egressos não se desenvolveu plenamente, apesar de muitos entrevistados se considerarem, sim, mediadores de culturas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).