60 ANOS DEPOIS: UM OLHAR SOBRE AS VARIÁVEIS MAPEADAS NO ESTADO DA ARTE DOS ATLAS LINGUÍSTICOS BRASILEIROS
Resumen
Este estudo objetivou apresentar e discutir o estado da arte dos atlas linguísticos brasileiros, já publicados, elaborados e os atlas em andamento, com o propósito de observar quais os rumos da geolinguística brasileira quanto às variáveis mapeadas nesses atlas, em especial a partir da criação do Comitê Nacional do Projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil) em 1996. Este trabalho amparou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Moderna Dialetologia, (Cardoso, 2010; 2013), Aguilera (2013), da Dialetologia Pluridimensional e Relacional (Radtke; Thun, 1996) e da Geossociolinguística (Razky, 1998; Guedes, 2017). A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa. Partindo-se de uma revisão bibliográfica e documental, realizou-se um levantamento de dados a partir das Plataformas Lattes, Google acadêmico e Repositórios de universidades sobre o estado da arte dos atlas linguísticos brasileiros. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a criação do Comitê Nacional do Projeto ALiB, em 1996, teve grande impacto, estimulando a produção de outros atlas linguísticos no Brasil. Além disso, a análise das metodologias adotadas nesses atlas linguísticos demonstrou que o número de variáveis linguísticas mapeadas tem aumentado e se diversificado.
Palavras-Chave: Atlas Linguísticos; Variáveis Linguísticas; Geolinguística.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-08-20 (2)
- 2024-08-09 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).