A FORMAÇÃO DO LEITOR – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Resumo
Os PCNs de Língua Portuguesa, documento publicado em 1998, apresenta algumas sugestões para o encaminhamento do ensino de leitura. Dentre elas destacamos: “é necessário refletir com os alunos sobre as diferentes modalidades de leitura e os procedimentos que elas requerem do leitor. São coisas diferentes ler para se divertir, ler para escrever, ler para estudar, ler para descobrir o que deve ser feito, ler buscando identificar a intenção do escritor, ler para revisar...(p.61)”. No entanto, os professores que trabalham com ensino de leitura no ensino fundamental e médio (que obviamente preocupam-se com a formação do leitor, com o desenvolvimento de estratégias de leitura), consultados, em sala de aula, por ocasião de um curso de Especialização, não souberam caracterizar as diferentes modalidades de leitura citadas nos PCNs: leitura inspecional, leitura tópica... O presente trabalho procura trazer elementos para reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento de estratégias adequadas voltadas para os diferentes tipos de leitura- procedimentos adequados de conformidade com os objetivos do leitor. Palavras-chave: professor de leitura; tipos de leitura; formação do leitor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FREGONEZI, Durvali Emilio. A FORMAÇÃO DO LEITOR – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 24, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2215. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).