UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVA E INTERTEXTUAL DOS ESTEREÓTIPOS
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.1.4Resumo
Este artigo propõe uma análise argumentativa de estereótipos a partir da estratégia argumentativa da intertextualidade. Os estereótipos são um tipo de representação social, e as representações sociais, conforme Moscovici (2007), são preexistentes e ancoradas em valores e crenças. Dentro desse âmbito, entendemos os estereótipos como um conjunto de imagens cristalizadas que são frequentemente estabilizadas e desestabilizadas (AMOSSY; PIERROT, 2001). Sendo a estereotipia necessária a um bom funcionamento argumentativo, buscamos a noção de argumentatividade discursiva em Amossy (2011) e Cavalcante et al. (2019), para as quais todo texto é argumentativo. Os estereótipos podem, então, ser flagrados nos textos a partir das alusões, amplas e estritas. Assim, essas imagens prévias são recursos que colaboram para a orientação argumentativa, direcionando modos de ver e de pensar dos interlocutores. A partir da análise de textos publicados no espaço digital, analisamos a argumentatividade dos estereótipos por meio do processo intertextual de alusão, e as análises apontam que as alusões amplas e estritas inscrevem e convocam estereótipos, que constroem a argumentatividade do texto.
Palavras-chaves: estereótipos; argumentação; intertextualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).