Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-08-20. Leia a versão mais recente.

DISCURSO E TECNOLOGIA: PRÁTICAS INFORMACIONAIS DO POVO INDÍGENA ASSURINÍ DO TROCARÁ, NO PARÁ.

Autores

  • Benedita Celeste de Moraes Pinto UFPR
  • Andrea Silva Domingues UFPR
  • Cristian Caio Silva Moreira UFPR

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o funcionamento do discurso no que se refere ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) entre os indígenas Assuriní da Aldeia Trocará, no município de Tucuruí, no Pará, observando possíveis alterações no cotidiano dos habitantes desse território a partir da interação nas redes sociais e do uso dos aparelhos tecnólogicos. Metodologicamente, realizamos um estudo qualitativo e discursivo com pesquisa de / no campo do qual envolveu estratégias com uso da tecnologia em período pandêmico e troca de saberes com colaboradores, sujeitos da pesquisa; momento este que nos possibilitou um corpus de análise composto de narrativas orais e fotografias. Teoricamente estamos filiados a Análise de Discurso e a História Crítica Social, com um olhar político e histórico sempre pautados na ética da pesquisa. Como parte dos resultados percebemos que os indígenas Assuriní da Aldeia Trocará vem utilizando as TICs como forma de adquirir novos saberes e de resistência diante das necessidades que se apresentam no atual mundo globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedita Celeste de Moraes Pinto, UFPR

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura e da Faculdade de História do Campus Universitário do Tocantins, Cametá, da Universidade Federal do Pará, Brasil

Andrea Silva Domingues, UFPR

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura e da Faculdade de de letras Língua Inglesa do Campus Universitário do Tocantins, Cametá, da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Cristian Caio Silva Moreira, UFPR

Aluno do Programa de Pós-graduação em Educação do Campus Universitário do Tocantins, Cametá, da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-08-09 — Atualizado em 2024-08-20

Versões

Como Citar

PINTO, Benedita Celeste de Moraes; DOMINGUES, Andrea Silva; MOREIRA, Cristian Caio Silva. DISCURSO E TECNOLOGIA: PRÁTICAS INFORMACIONAIS DO POVO INDÍGENA ASSURINÍ DO TROCARÁ, NO PARÁ. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 42, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/92290. Acesso em: 17 nov. 2024.