OS PRECEDENTES HISTÓRICOS E POLÍTICOS QUE IMPOSSIBILITARAM A INSTITUIÇÃO DA LÍNGUA GUINEENSE NO ENSINO NA GUINÉ-BISSAU

Autor/innen

  • Eurico Paulo Sampa UNILAB

Schlagworte:

Guiné-Bissau; ensino; língua guineense; não adoção; precedentes históricos e políticos.

Abstract

Neste trabalho, analisa- se os precedentes históricos e políticos que impossibilitaram a instituição da língua guineense no espaço de ensino na Guiné-Bissau. Os incidentes históricos e políticos demostram que a não instituição da língua guineense (kriol) no espaço de ensino remontam aos momentos da luta de libertação nacional quando o Estado guineense, no seu embrião, administrava a educação nas zonas libertadas. Por motivos técnicos e político/ideológico, o Estado guineense decidiu afastar da sua estrutura escolar e curricular a língua guineense. Independentemente das razões técnicas e política/ideológica que levaram o afastamento da língua guineense do espaço escolar, enfatizamos que há premência de instituir a língua guineense no espaço de ensino na Guiné-Bissau, por ser língua materna de grosso número dos guineenses, por ser também a língua da unidade nacional e a língua da cultura. Para realização deste trabalho, foi utilizado abordagem qualitativa, onde trabalhamos com a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que se não houver a vontade política, a língua guineense nunca estará pronta, por si só, para ser instituída como língua de ensino na Guiné-Bissau. Os mesmos motivos técnicos que levaram o afastamento da língua guineense das estruturas escolares e curriculares, começando pela educação nas zonas libertadas, perpassam os momentos pós independência e os dias atuais. 

Autor/innen-Biografie

Eurico Paulo Sampa, UNILAB

Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (5ª semestre) pela Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE). Bolsista remunerável de programa pulsar do curso de Humanidades- Ceará, semestre 2021.2 e 2022.1. Coordenador do departamento de Direitos Humanos de Centro Académico (CA) do curso de Humanidades na UNILAB-CE. Vice responsável de departamento de gênero de Associação dos Estudantes Guineense (AEGU) na UNILAB/CE.

Veröffentlicht

2023-01-20

Ausgabe

Rubrik

GT 4 - ÁFRICA E DIÁSPORA: PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO