OS PRECEDENTES HISTÓRICOS E POLÍTICOS QUE IMPOSSIBILITARAM A INSTITUIÇÃO DA LÍNGUA GUINEENSE NO ENSINO NA GUINÉ-BISSAU
Keywords:
Guiné-Bissau; ensino; língua guineense; não adoção; precedentes históricos e políticos.Abstract
Neste trabalho, analisa- se os precedentes históricos e políticos que impossibilitaram a instituição da língua guineense no espaço de ensino na Guiné-Bissau. Os incidentes históricos e políticos demostram que a não instituição da língua guineense (kriol) no espaço de ensino remontam aos momentos da luta de libertação nacional quando o Estado guineense, no seu embrião, administrava a educação nas zonas libertadas. Por motivos técnicos e político/ideológico, o Estado guineense decidiu afastar da sua estrutura escolar e curricular a língua guineense. Independentemente das razões técnicas e política/ideológica que levaram o afastamento da língua guineense do espaço escolar, enfatizamos que há premência de instituir a língua guineense no espaço de ensino na Guiné-Bissau, por ser língua materna de grosso número dos guineenses, por ser também a língua da unidade nacional e a língua da cultura. Para realização deste trabalho, foi utilizado abordagem qualitativa, onde trabalhamos com a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que se não houver a vontade política, a língua guineense nunca estará pronta, por si só, para ser instituída como língua de ensino na Guiné-Bissau. Os mesmos motivos técnicos que levaram o afastamento da língua guineense das estruturas escolares e curriculares, começando pela educação nas zonas libertadas, perpassam os momentos pós independência e os dias atuais.