O Guarda-Chuva:

Arte, paisagem sonora e a cidade de Belém

Autori

  • raymundo oliveira ufpa

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.15

Parole chiave:

Instalação, Espaço Aumentado, Paisagem Sonora, Cidade

Abstract

Esse artigo apresenta o contexto de criação da instalação artística “Guarda-chuva” (2018), analisa sua relevância dentro do campo da Arte e Tecnologia e a relaciona com os conceitos de paisagem sonora (SCHAFER,1977), espaço aumentado (MANOVICH, 2002) e mensagem estética (ECO, 2013). A instalação consiste em um Guarda-chuva alterado eletronicamente para emitir sons de três paisagens sonoras de Belém, Pará, conforme o interator se desloca com ele pelo espaço expositivo. O projeto da instalação explora concepções diferentes de espaço e propõe uma reflexão sobre a relação da arte, da tecnologia, da natureza e do homem para repensar o espaço da cidade.

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Pubblicato

2020-12-10

Come citare

oliveira, raymundo. (2020). O Guarda-Chuva:: Arte, paisagem sonora e a cidade de Belém. Revista Vazantes, 4(1), 162–174. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.15