O Guarda-Chuva:
Arte, paisagem sonora e a cidade de Belém
DOI:
https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.15Parole chiave:
Instalação, Espaço Aumentado, Paisagem Sonora, CidadeAbstract
Esse artigo apresenta o contexto de criação da instalação artística “Guarda-chuva” (2018), analisa sua relevância dentro do campo da Arte e Tecnologia e a relaciona com os conceitos de paisagem sonora (SCHAFER,1977), espaço aumentado (MANOVICH, 2002) e mensagem estética (ECO, 2013). A instalação consiste em um Guarda-chuva alterado eletronicamente para emitir sons de três paisagens sonoras de Belém, Pará, conforme o interator se desloca com ele pelo espaço expositivo. O projeto da instalação explora concepções diferentes de espaço e propõe uma reflexão sobre a relação da arte, da tecnologia, da natureza e do homem para repensar o espaço da cidade.
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Pubblicato
2020-12-10
Come citare
oliveira, raymundo. (2020). O Guarda-Chuva:: Arte, paisagem sonora e a cidade de Belém. Revista Vazantes, 4(1), 162–174. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.15
Fascicolo
Sezione
Dossiê