Mapa, imagem e regime de verdade
a [re]invenção do riacho Pajeú
DOI:
https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60827Parole chiave:
Mapa, Imagem técnica, Regime de verdade, Memória, Riacho Pajeú, Arte contemporâneaAbstract
Este artigo desenvolve uma discussão teórico-conceitual sobre o mapa como saber produzido sob certo regime de verdade (FOUCAULT, 1982) – regras segundo as quais se institui a distinção do discurso verdadeiro – e instrumento produtor de efeitos específicos de poder. Reconhecendo tal “economia política da verdade” o mapa é analisado como imagem técnica, programada e programadora da realidade. Para o filósofo Vilém Flusser (2008), a imagem técnica não representa uma realidade anterior a ela mesma, mas, projeta de si signos codificados através dos valores que orientam sua produção. Os argumentos desenvolvidos no texto partem de análises das ações e pesquisas realizadas no projeto “Parque Ampliado do Pajeú” (TEIXEIRA, 2016).