Corpo-câmera

uma proposta performativa para essa pandemia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71140

Abstract

As investigações audiovisuais realizadas por nós durante a pandemia de Covid-19 têm como intuito discutir as possibilidades de criação da livre improvisação musical em meio às limitações trazidas pelo enclausuramento em massa instaurado e os aspectos contingenciais das relações poéticas mediadas pela internet e por diferentes ferramentas audiovisuais. Com o desenvolvimento desta proposta performativa, investigamos novas maneiras de elaborar processos de criação e propusemo-nos compartilhar pesquisas acadêmicas, realizando etnografias de nossos processos criativos. A partir desta busca, a proposta performativa apresentada aqui foi criada para ser executada em tempo diferido, e denota convergências e contrastes entre improvisações realizadas em espaços e tempos distintos.

Biografie autore

Marina Mapurunga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e Universdade de São Paulo (USP)/Escola de Comunicação e Artes (ECA)

Artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual, da arte sonora e da música. Professora de som dos cursos de Cinema & Audiovisual e Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenadora do projeto de extensão SONatório - Laboratório de pesquisa, prática e experimentação sonora e da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório - UFRB). Doutoranda em Música (USP), mestra em Comunicação (UFF) e especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos (UFC). É integrante do NuSom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP) e do Laura (Lugar de Pesquisas em Auralidade). Faz parte da Orquestra Errante, do Trio Mamomã e da rede Sonora: músicas e feminismos.

Fabio Manzione, Universidade de São Paulo (USP)/Escola de Comunicação e Artes (ECA)

Fabio Manzione é músico, pesquisador, compositor, performer e artista-educador. Doutorando em Música pela Universidade de São Paulo e Mestre em Estudos de Jazz pela Universidade de Aveiro (Portugal). Em suas pesquisas busca estabelecer vínculos prático-teóricos entre processo de criação musical em tempo real e outras expressões artísticas contemporâneas, bem como analisar a função dos sentidos humanos e da presença física em performances que tem o som como fundamento. Faz parte de grupos que praticam Livre Improvisação Musical dentro e fora do âmbito acadêmico, tais como: Orquestra Errante, Trio Mamomã, Ñembo e Duo Cóz.

Pubblicato

2021-12-22

Come citare

Mapurunga, M., & Manzione, F. (2021). Corpo-câmera: uma proposta performativa para essa pandemia. Revista Vazantes, 5(1), 417–424. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71140

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo