Vidência e sublime: a experiência-limite em Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.36517/arf.v17i1.95875Palavras-chave:
Deleuze. Kant. Vidência. Sublime. Experiência-limite. Diferença.Resumo
Este artigo analisa a relação entre os conceitos de vidência e sublime a partir da leitura de Deleuze sobre a Crítica da faculdade do juízo, de Kant, destacando o sublime como experiência-limite que rompe a harmonia entre as faculdades e força o pensamento a criar. Diferente de Kant, para quem o sublime reafirma os limites da razão, Deleuze o entende como catalisador de um novo regime sensível e cognitivo, ligado ao devir-vidente e à afirmação da diferença.
Downloads
Referências
CHERNIAVSKY, Axel; JAQUET, Chantal. L’art du portrait conceptuel. Deleuze et l’histoire de la philosophie. Paris: Garnier, 2013.
DELEUZE, Gilles. A filosofia crítica de Kant. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
DELEUZE, Gilles. A idéia de gênese na estética de Kant. In: DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Editora Iluminuras, 2004.
DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo: Editora Iluminuras, 2004.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – A imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze. Paris, 1994.
GIL, José. Prefácio. In: GODINHO, Ana. Linhas o estilo - Estética e Ontologia em Gilles Deleuze. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.
GODINHO, Ana. Linhas o estilo - Estética e Ontologia em Gilles Deleuze. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2007.
GUÉRON, Rodrigo. Da imagem ao clichê, do clichê à imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2011.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2016.
LAPOUJADE, David. Fundar a violência: uma mitologia? In: NOVAES, Adauto (Org.). Mutações: fontes passionais da violência. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
ORLANDI, Luiz B. L. Deleuze. In: PECORARO, Rossano. Os filósofos: clássicos da filosofia. Vol. III: de Ortega y Gasset a Vattimo. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2009.
SAUVAGNARGUES, Anne. A imagem, do arco sensório-motor à clarividência. In: FURTADO, Beatriz. Imagem contemporânea. Vol. 1. São Paulo: Hedra, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Dilacerda, Ada Kroef

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.






._._3.png)
._._._.png)