O ataque estratégico do neoliberalismo à educação e as ameaças ao ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96377Palavras-chave:
Ensino de filosofia. Educação neoliberal. Educação democrática. Ato educativo.Resumo
O objetivo do artigo é discutir sobre o modelo de educação neoliberal vigente no Brasil e seu impacto no ensino de filosofia e na formação das novas gerações. Para tanto, em um primeiro momento, a discussão será centrada em discutir a proposta de mercantilização da educação alçada pela lógica neoliberal e os prejuízos dessa vertente para o ensino de filosofia. Contrapondo ao modelo neoliberal de educação, em um segundo momento do texto, a discussão centra-se em explorar os caminhos que podem ser construídos para responder as ingerências do capital na educação e promover uma educação democrática e emancipadora, que pensa a formação, o ensino e o ato educativo a partir de uma pluralidade ético-político-social.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo, revisão técnica de Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base – Ensino Médio. Brasília, 2018.
CERLETTI, A. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Ruth Joffily e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo. 2019.
LAVAL, C.; VERGNE, F. Educação democrática: a revolução escolar iminente. Petrópolis: Vozes, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elivanda de Oliveira Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.






._._3.png)
._._._.png)