O ataque estratégico do neoliberalismo à educação e as ameaças ao ensino de filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96377

Palavras-chave:

Ensino de filosofia. Educação neoliberal. Educação democrática. Ato educativo.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir sobre o modelo de educação neoliberal vigente no Brasil e seu impacto no ensino de filosofia e na formação das novas gerações. Para tanto, em um primeiro momento, a discussão será centrada em discutir a proposta de mercantilização da educação alçada pela lógica neoliberal e os prejuízos dessa vertente para o ensino de filosofia. Contrapondo ao modelo neoliberal de educação, em um segundo momento do texto, a discussão centra-se em explorar os caminhos que podem ser construídos para responder as ingerências do capital na educação e promover uma educação democrática e emancipadora, que pensa a formação, o ensino e o ato educativo a partir de uma pluralidade ético-político-social.

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Biografia do Autor

Elivanda de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e atualmente é Pós-doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2023). É integrante da Rede de Mulheres Filósofas da América Latina, vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa Hannah Arendt (UFPI), editora dos Cadernos Arendt e integrante do GT Filosofia Política Contemporânea da ANPOF. Foi professora de Filosofia no Departamento de Filosofia (2019-2021) e no Departamento de Fundamentos da Educação (2016-2017) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É organizadora dos livros Hannah Arendt: pensamento, revolução e poder e A gramática da ação e a sintaxe do poder em Hannah Arendt. Realiza pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, com ênfase no pensamento filosófico de Hannah Arendt, Angela Davis, Nancy Fraser e Michel Foucault, atuando nos seguintes temas: Política e Economia, Republicanismo, Democracia, Neoliberalismo e Filosofia da Educação.

Referências

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Silva, E. de O. (2025). O ataque estratégico do neoliberalismo à educação e as ameaças ao ensino de filosofia. Argumentos - Revista De Filosofia, 17(Especial2), 49–57. https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96377

Edição

Seção

Ensino de filosofia e epistemologias feministas: práticas de insurgência intelectual

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