Entre ver e agir: um diálogo sobre vigilância e modulação comportamental a partir do pensamento de Soshana Zuboff

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96381

Palabras clave:

Capitalismo de Vigilância. Tecnologias da Informação. Soshana Zuboff.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo relacionar o processo de algoritmização da vida com a infraestrutura técnico-epistemológica presente no chamado “capitalismo de vigilância”. Para tanto, compreende-se como fundamental a análise da transformação da ação humana em matéria-prima preditiva, algo que vem a consolidar as novas formas de poder que combinam assimetria informacional, vigilância e modulação comportamental. Nesta direção, é realizado um diálogo entre pensadores e pensadoras do fenômeno da revolução informacional promovida pelas Tecnologias da Informação e Comunicação tendo como elemento central o conceito de capitalismo de vigilância desenvolvido pela filósofa Soshana Zuboff.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Galiléia Pereira da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid (2015), com Graduação (2007) e Mestrado (2010) em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, e especialização em Manuscritos no Islã pela Universidade Complutense de Madrid. Atualmente, é professora do curso de Graduação em Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também coordena o Programa de Pós-Graduação em Filosofia e integra o Núcleo Docente Estruturante da Graduação em Filosofia. Desde 2023, é membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Participou de cursos em codicologia de manuscritos árabes e coordena o Grupo de Estudos em Filosofia Medieval da UFC (GEFIM-UFC/CNPq), desenvolvendo pesquisas na área de Filosofia Medieval Ocidental e Islâmica. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Filosóficos em Ética da Tecnologia da Informação e Comunicação (E-TICa UFC/CNPq) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Filosofia Islâmica e Judaica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa sobre os processos de algoritmização da vida (UFC) e integra o corpo editorial da Revista Argumentos (UFC). A atuação acadêmica abrange as áreas de Filosofia Medieval Ocidental, Filosofia Islâmica, Filosofia da Religião, Epistemologia, Linguagem, Ética da Tecnologia da Informação e Política, com experiência em docência, pesquisa, extensão e orientação de trabalhos em níveis de graduação e pós-graduação.

Citas

DA EMPOLI, G. Os engenheiros do caos. Trad. Arnald Bloch. São Paulo: Vestígio, 2019.

FEENBERG, A. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade. Trad. Eduardo Beira. Lisboa: MIT Portugal, 2017.

FLORIDI, L. The Ethics of information. Oxford: Oxford University Press, 2013.

LANIER, J. Ten arguments for deleting your social media accounts right now. New York: Henry Holt and company, 2018.

MARTINS, H. A vigilância no capitalismo contemporâneo: olhar desde a economia política da comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. v. 25, p. 1-19, jan./dez. 2022.

MARTINS, P. Smart home no Brasil deve crescer 91,06% até 2026. 2023. Disponível em: https://www.trendsce.com.br/2023/01/18/smart-home-no-brasil-deve-crescer-9106-ate-2026/. Acesso em: 10 ago. 2025.

MORDOR INTELLIGENCE. Tamanho do mercado doméstico inteligente e análise de ações – Tendências e previsões de crescimento (2024 – 2029). 2023. Disponível em: https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/global-smart-homes-market-industry. Acesso em: 10 ago. 2025.

O’NIEL, C. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. São Paulo: Rua do Sabão, 2020.

RUIZ, C. B. Algoritmização da vida: a nova governamentalização das condutas. Cadernos IHU ideias. São Leopoldo, v. 19, n. 314, p. 4-20, 2021.

SÁ MARTINO, L. M. Mídia e poder simbólico. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, F. G. P.; CUNHA, S. P. Verdades personalizadas ou acerca do nosso poder de decisão em tempos de fake news. Veritas, Porto Alegre, v. 66, n. 1, p. 1-9, jan./dez. 2021.

TELES, E. Governamentabilidade algorítmica e as subjetificações rarefeitas. Kriterion, Belo Horizonte, n. 140, p. 429-448, 2018.

WEBER, M. Economia e sociedade. Lisboa: Edições 70, 2022.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Trad. George Schlesinger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

ZUBOFF, S. Big Other: o capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização da informação. Em: BRUNO, F.; CARDOSO, B. et al. (Orgs.). Tecnopolíticas da vigilância, perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.

Publicado

2025-12-02

Cómo citar

Silva, F. G. P. da. (2025). Entre ver e agir: um diálogo sobre vigilância e modulação comportamental a partir do pensamento de Soshana Zuboff. Argumentos - Revista De Filosofia, 17(Especial2), 92–102. https://doi.org/10.36517/arf.v17iespecial2.96381

Número

Sección

Ensino de filosofia e epistemologias feministas: práticas de insurgência intelectual

Artículos más leídos del mismo autor/a