EFEITO DA LUZ SOLAR SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DE Escherichia coli, EM AREIA DE PRAIA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i1.5857Palavras-chave:
areia de praia, sobrevivência, recuperação, Escherichia coliResumo
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a sobrevivência de uma cepa de Escherichia coliresistente ao ácido nalidíxico (AN), inoculada em amostras de areia de praia, expostas à luz solar. O trabalho foi realizado em seis microcosmos: (a)Experimento – areia esterilizada + salina estéril +E. coli ; (b) Controle – areia não esterilizada + salina estéril + E.coli; e (c) Controle Branco – areia esterilizada + salina estéril, sendo três expostos à luz solar e três, mantidos no escuro, protegidos da luz solar. Dos microcosmos experimentais depois de decorridas 48 h de exposição à luz solar nenhuma cepa de E. coli foi recuperada, ratificando a assertiva de que a irradiação ultravioleta é letal para a célula viável. As amostras de areia inoculada não foram favoráveis ao crescimento do caldo de cultura de E. coli quando expostas aos raios solares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-01
Como Citar
Vieira, R. H. S. dos F., dos Santos, D. R., Castelo Branco, M. P. de N., Sampaio, S. S., & de Sousa, O. V. (2015). EFEITO DA LUZ SOLAR SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DE Escherichia coli, EM AREIA DE PRAIA. Arquivos De Ciências Do Mar, 48(1), 20–26. https://doi.org/10.32360/acmar.v48i1.5857
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).