Sentidos da participação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE):

fragmentos de uma avaliação em profundidade.

Autores

Palavras-chave:

PDDE, Participação Social, Avaliação em Profundidade

Resumo

Este artigo é derivado de uma dissertação no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (MAPP/UFC). Ele apresenta fragmentos dos resultados obtidos e debate as possibilidades e desafios ao utilizar abordagens heterodoxas de avaliação, distintas do que é predominante no campo em desenvolvimento. A pesquisa qualitativa busca compreender os sentidos institucionais da participação no PDDE, através de análise documental e entrevistas com burocratas do FNDE. Os resultados revelam a percepção dos participantes como parte da luta pela manutenção do programa, que enfrentou resistência. O PDDE estabeleceu uma ampla rede de comunicação entre o Governo Federal e as escolas, conferindo mais poder a elas no financiamento, porém a gestão ainda foca na dimensão socioeconômica, negligenciando a política. A participação continua ligada à característica institucional, vista como horizonte, embora não seja tratada como prioridade nos dados analisados

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Biografia do Autor

Márcio de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

 

 

 

 

 

 

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Publicado

2025-03-12 — Atualizado em 2025-03-20

Como Citar

Moreira Nogueira, R., & de Souza Porto, M. (2025). Sentidos da participação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): : fragmentos de uma avaliação em profundidade. Revista Aval, 10(24). Recuperado de https://periodicos.ufc.br/aval/article/view/92660

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