Sentidos da participação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE):
fragmentos de uma avaliação em profundidade.
Palavras-chave:
PDDE, Participação Social, Avaliação em ProfundidadeResumo
Este artigo é derivado de uma dissertação no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (MAPP/UFC). Ele apresenta fragmentos dos resultados obtidos e debate as possibilidades e desafios ao utilizar abordagens heterodoxas de avaliação, distintas do que é predominante no campo em desenvolvimento. A pesquisa qualitativa busca compreender os sentidos institucionais da participação no PDDE, através de análise documental e entrevistas com burocratas do FNDE. Os resultados revelam a percepção dos participantes como parte da luta pela manutenção do programa, que enfrentou resistência. O PDDE estabeleceu uma ampla rede de comunicação entre o Governo Federal e as escolas, conferindo mais poder a elas no financiamento, porém a gestão ainda foca na dimensão socioeconômica, negligenciando a política. A participação continua ligada à característica institucional, vista como horizonte, embora não seja tratada como prioridade nos dados analisados
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