As religiões católica e evangélica influenciam os aspectos financeiros dos seus fiéis brasileiros?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/contextus.2025.94919

Palavras-chave:

religião; cristãos; finanças pessoais; comportamento; estimadores.

Resumo

Contextualização: A religião e a preocupação com recursos financeiros acompanham a humanidade desde os primórdios até os dias atuais. No cristianismo, discute-se como essa doutrina pode influenciar o comportamento de seus fiéis. Nesse sentido é relevante compreender como os cristãos (católicos e evangélicos) lidam com questões financeiras em sua rotina. 

Objetivo: O objetivo deste estudo é verificar como a religião influencia os aspectos financeiros dos seus fiéis. 

Método: Adotou-se uma abordagem quantitativa, aplicando 513 questionários (268 católicos e 245 protestantes) com 29 itens em escala de concordância (0 a 10) e que foram agrupados em oito constructos. Como estimadores, realizou-se Análise Fatorial Exploratória (AFE), Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Modelo Linear Generalizado (MLG).

Resultados: Os resultados indicam que a religião influencia aspectos como educação financeira, monitoramento, excesso de confiança, poupança, gastos conscientes, tolerância a riscos e planejamento. Diferenças entre católicos e evangélicos foram observadas apenas em monitoramento e tolerância a risco.

Conclusões: O estudo contribui para orientar práticas de educação financeira baseadas em princípios éticos e religiosos, além de subsidiar políticas públicas e produtos financeiros adaptados a diferentes crenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Dias Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutorando em Administração na Universidade de São Paulo (USP) e Professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Michele Santos Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Economia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Eduarda dos Santos da Silva , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Administração na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Referências

Agarwala, R., Mishra, P., & Singh, R. (2019). Religiosity and consumer behavior: A summarizing review. Journal of Management, Spirituality & Religion, 16(1), 32-54. https://doi.org/10.1080/14766086.2018.1495098

Ashqar, R. I., & Lobão, J. (2024). Does religion influence the household finance? Evidence from Europe. Studies in Economics and Finance, 41(2), 286-311. https://doi.org/10.1108/SEF-02-2022-0107

Barreto, K. V., & Costa, D. H. (2022). Gestão financeira pessoal: Como potencializador para o controle de finanças. E-Acadêmica, 3(3), e5333351. https://doi.org/10.52076/eacad-v3i3.351

Bartel, R. C. (2021). Financializing the soul: Christian microfinance and economic missionization in Colombia. Critical Research on Religion, 9(1), 31-47. https://doi.org/10.1177/2050303220952861

Benjamin, D. J., Choi, J. J., & Fisher, G. (2016). Religious Identity and Economic Behavior. Review of Economics and Statistics, 98(4), 617-637. https://doi.org/10.1162/REST_a_00586

Clifton, T., Brewer, M., & Upenieks, L. (2023). Religious affiliation and debt among U.S. households. Social Science Research, 115, 102911. https://doi.org/10.1016/j.ssresearch.2023.102911

Data Folha. Como é a cara do evangélico brasileiro e quando o grupo será maioria no país; ouça. (2020, 13 de janeiro). Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/01/como-e-a-cara-do-evangelico-brasileiro-e-quando-o-grupo-sera-maioria-no-pais-ouca.shtml

Feng, J., Ahmad, Z., & Zheng, W. (2023). Factors influencing women’s entrepreneurial success: A multi-analytical approach. Frontiers in Psychology, 13, 1099760. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1099760

Glaeser, E. L., & Sacerdote, B. I. (2008). Education and Religion. Journal of Human Capital, 2(2), 188-215. https://doi.org/10.1086/590413

Hilary, G., & Hui, K. W. (2009). Does religion matter in corporate decision making in America? Journal of Financial Economics, 93(3), 455-473. https://doi.org/10.1016/j.jfineco.2008.10.001

Kaell, H. (2024). A perfected bank: Catholic capitalism in early twentieth-century Quebec. History and Anthropology, 35(4), 848-870. https://doi.org/10.1080/02757206.2023.2172722

Keister, L. A. (2023). Beliefs About Poverty and Inequality: Du Bois and Ethnic Differences Among Catholics. Journal for the Scientific Study of Religion, 62(S1), 163-182. https://doi.org/10.1111/jssr.12853

Ma, X., Su, Z., & Huang, J. (2018). Religion, economic attitudes and household savings: Evidence from CGSS(2010). Journal of Interdisciplinary Mathematics, 21(2), 529-537. https://doi.org/10.1080/09720502.2018.1451608

Mahdzan, N. S., Zainudin, R., & Shaari, M. S. (2023). The influence of religious belief and psychological factors on borrowing behaviour among Malaysian public sector employees. Asia-Pacific Journal of Business Administration, 15(3), 361-385. https://doi.org/10.1108/APJBA-10-2020-0362

Mättö, M., & Niskanen, M. (2019). Religion, national culture and cross-country differences in the use of trade credit: Evidence from European SMEs. International Journal of Managerial Finance, 15(3), 350-370. https://doi.org/10.1108/IJMF-06-2018-0172

Nunes, P. (2006). Utilização da Contabilidade no planejamento e controle das finanças pessoais. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 5(15), 59-72. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n15p59-72

Renneboog, L., & Spaenjers, C. (2012). Religion, economic attitudes, and household finance. Oxford Economic Papers, 64(1), 103-127. https://doi.org/10.1093/oep/gpr025

Rosa, G. S., & Moraes, R. C. (2023). Financial education in high school: a multicase study in the Municipality of Ilhabela – SP. Brazilian Journal of Business, 5(1), 93-104. https://doi.org/10.34140/bjbv5n1-006

Sarofim, S., Minton, E., Hunting, A., Bartholomew, D. E., Zehra, S., Montford, W., Cabano, F., & Paul, P. (2020). Religion’s influence on the financial well‐being of consumers: A conceptual framework and research agenda. Journal of Consumer Affairs, 54(3), 1028-1061. https://doi.org/10.1111/joca.12315

Vasconcelos, A. F., Antunes, G. A., & Silva, C. A. T. (2014). Avaliação de Perdas e Ganhos nas Decisões Financeiras: Uma Investigação à Luz da Prospect Theory. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2(1), 22-38. https://doi.org/10.18405/recfin20140102

Xavier, É. T. (2023). Catolicismo: Missão e Influência no Brasil e no Continente Latino-Americano. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 5(1), 56-66. https://doi.org/10.57077/monumenta.v5i1.138

Yayeh, F. A. (2014). The Impact of Religion on Household Saving Behavior. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.2518129

Publicado

13-08-2025

Como Citar

Brito, A. D., Lima, M. S., & Silva , E. dos S. da. (2025). As religiões católica e evangélica influenciam os aspectos financeiros dos seus fiéis brasileiros?. Contextus - Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 23, e94919. https://doi.org/10.36517/contextus.2025.94919

Edição

Seção

Artigos