JOHN STUART MILL: O PAPEL DO INDIVÍDUO NAS ESTRUTURAS DEMOCRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/2025n36id95734Palavras-chave:
democracia, governo, individualidade, liberdade, maioria, poderResumo
Este trabalho procura apresentar as preocupações de Mill com os governos representativos, sobretudo os democráticos, com enfoque na questão da individualidade. Nesta perspectiva, se procura mostrar o que é fundamental para a manutenção das estruturas democráticas a partir da garantia da liberdade e dos direitos dos indivíduos.
Downloads
Referências
"BRILHANTE, A.A. The centrality of accountability in John Stuart Mill’s liberal-utilitarian conception of democracy. London: PhD, 2007.
MILL, John S. Considerações sobre o governo representativo. Tradução de Manoel Innocêncio de L. Santos Jr. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.
MILL, J. S. Sobre a liberdade. Tradução e organização de Ari R. Tank. São Paulo: Hedra, 2010.
ORY, Pascal (Org.). Nouvelle histoire des idées politiques. Paris: HACHETTE, 1987.
TOURAINE, Alan. O que é a democracia? Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petropólis, RJ: Vozes, 1996.
VERGARA, Francisco. Introdução aos fundamentos filosóficos do liberalismo. Tradução de Catherine M. Mathieu. São Paulo: Nobel, 1995."
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Cesar Ferreira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).