Núm. 1 (2012): Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo

					Ver Núm. 1 (2012): Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo
Publicado: 2016-10-06

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5154
    Eduardo Ferreira Chagas, Hildemar Luiz Rech

Dossiê Indivíduo e Educação no Contexto da Crise do Capitalismo

  • O indivíduo na teoria de Marx

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5162
    Eduardo F. Chagas
    9-24
  • O indivíduo, a educação e a crise econômica segundo Karl Marx

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5161
    Fernando Frota Dillenburg
    25-45
  • Educação e indivíduo pragmático na crise capitalista contemporânea

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5155
    José Rômulo Soares
    46-60
  • Emancipação e Educação no Capitalismo em Crise: a conservação do aprisionamento na aparência de liberdade

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5157
    Vilson Aparecido da Mata
    61-72
  • Marx e Mészáros: Uma análise da crise do capital e da transição socialista

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5158
    Wildiana Kátia Monteiro Jovino
    73-82
  • Uma análise ontológica sobre a relação de unidade na contradição entre produção, distribuição, troca e consumo

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5168
    José Pereira de Sousa Sobrinho
    83-94
  • Divisão no trabalho e crise da universidade

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5153
    Artur Bispo Santos Neto
    95-108
  • A análise da pseudoconcreticidade do trabalho na reforma do Estado Brasileiro nos anos noventa

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5149
    Gilvan Dias de Lima Filho
    109-128
  • Contradição entre trabalho e educação na sociedade capitalista: Desnaturalização da precária formação escolar de jovens e adultos trabalhadores

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5151
    Graziela Lucchesi da Silva
    129-142
  • Sujeito, cultura e educação: (Des)Ajustando a crise do capitalismo, uma vivência do inevitável

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5167
    Raquel Celia Silva Vasconcelos
    143-155

Artigos Fluxo Contínuo

  • Metodologia hegelo-marxiana e centralidade do trabalho

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5159
    Agemir Bavaresco, Márcio Egídio Schäfer
    156-186
  • A universalidade da educação em Hegel

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5150
    Pedro Geraldo Aparecido Novelli
    187-199
  • Slavoj Zizek: Sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5166
    Hildemar Luiz Rech
    200-218
  • O Sorriso Insuportável de Bartleby segundo Slavoj Zizek

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5163
    Fernando Facó de Assis Fonseca
    219-229
  • O Sujeito na Experiência Psicanalítica e nas Narrativas Contemporâneas: uma Abordagem na Filosofia de Žižek

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5164
    Maria Anita Vieira Lustosa, Márcia Gardênia Lustosa Pires
    230-239
  • Educação Profissional: a normalização biopolítica da subjetividade do trabalhador

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5156
    Samuel Brasileiro Brasileiro Filho
    240-256
  • O “outro” da filosofia da educação de Adorno: a Psicanálise

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5160
    Pedro Rogério Sousa da Silva
    257-270
  • Diálogos sobre formação humana e educação socialista: Makarenko e Pistrak

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5152
    Luciola Andrade Maia
    271-283
  • Os Annales e sua contribuição para a Teoria e Metodologia da História em Educação do Campo

    DOI: https://doi.org/10.30611/2012n1id5165
    Marcos José de Araujo Caldas, Mônica de Souza Nunes Martins
    284-298