A ATUAÇÃO DOCENTE COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95459

Palavras-chave:

altas habilidades/superdotação, formação docente, legislação brasileira

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir as políticas educacionais que tratam dos requisitos e deveres dos docentes para que possam atuar no Atendimento Educacional Especializado com alunos com Altas Habilidades/Superdotação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental. Os resultados obtidos revelam que a legislação brasileira garante a atuação de um professor especializado, porém para a sala de aula regular e Núcleos de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação não se tem essa garantia. Nesse sentido, concluímos que é preciso haja maior atenção à formação inicial e continuada dos docentes, por meio da elaboração de políticas públicas que garantam efetivamente a presença de docentes especializados para o atendimento desse público.

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Biografia do Autor

Vitória de Araujo Zanchetti, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Rede Municipal de Maringá. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Gabriella Helena Andrade Roberto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Psicóloga Clínica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

2025-11-25

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