INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EJA

O QUE OS ESTUDANTES SABEM E COMO ISSO TRANSFORMA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95624

Palavras-chave:

Inteligência Artificial., Inclusão Digital., Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Resumo

Este estudo investiga a familiaridade e a percepção dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino-aprendizagem. A pesquisa, de abordagem mista, baseia-se em questionários aplicados a 33 estudantes do Ensino Médio da EJA para analisar seu conhecimento, uso e desafios relacionados à IA. Os resultados indicam que 75% dos participantes veem a IA como uma ferramenta positiva para o aprendizado, apesar de 51,5% apontarem desafios a serem enfrentados, como exclusão digital e dependência tecnológica. A análise sugere a necessidade de investimentos em formação docente e infraestrutura tecnológica para ampliar o acesso e uso efetivo da IA na EJA. O estudo destaca a urgência de políticas educacionais inclusivas e pesquisas futuras sobre o impacto da IA no desempenho acadêmico e na permanência dos estudantes na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilda Batista de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada
em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bacharel em Direito pelo Instituto de Ensino e
Pesquisa Objetivo (IEPO). Professora da Secretaria da Educação (SEDUC-TO) e advogada.

George Lauro Ribeiro Brito, Universidade Federal do Tocantins - UFTO

Doutor em Engenharia Elétrica, Orientador no Programa de Pós-graduação em Governança e Transformação Digital (Mestrado e Doutorado) e no Programa de Pós-graduação em Administração Pública – PROFIAP (Mestrado). Docente Associado da Universidade Federal do Tocantins. 

Eliziane de Paula Silveira , Universidade Federal do Tocantins - UFTO

Mestra em Educação (PPPGE/UFT). Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas (FIESC). Professora da Secretaria da Educação (Seduc – TO). 

Kelber de Alencar Morais , Universidad Europea del Atlántic - UNIATLÁNTICO

Mestre em Educação especializado em formação de professores (UNIATLÁNTICO – Universidad Europea del Atlántic). Professor da Educação Básica (Seduc – TO) e Pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

Referências

BARROS, Maria José de; LIMA, Presleyson Plínio de; OLIVEIRA, Dione Maria Pereira de; ARCANJO, Claudio Firmino; OLIVEIRA; Luis Carlos Ferreira de; PEREIRA, Sara susane Machado. Inclusão Digital e Educação: equidade e acesso. Revista Internacional de Estudos Científicos, v. 1, n. 2, p. 124-149, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.120. Acesso em: 15 fev. 2025.

BETTAYEB, Anissa M.; TALIB, Manar Abu; ALTAYASINAH, Al Zahraa Sobhe; DAKALBAB, Fatima. Exploring the impact of ChatGPT: conversational AI in education. Frontiers in Education, v. 9, p. 1379796, 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1379796. Acesso em: 22 jan. 2025.

BOULAY, Benedict du. Inteligência artificial na educação e ética. RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning, v. 6, n. 1, p. e202301, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/14808. Acesso em: 5 fev. 2025.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Ymi5AwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA7&dq=CRESWELL,+John+W.+Pesquisa+qualitativa+e+projeto+de+pesquisa:+escolhendo+entre+cinco+abordagens.&ots=Mx6OApKw3o&sig=1IQQeDOrSTBSP8HkGDPo1TCEG6I&redir_esc=y#v=onepage&q=CRESWELL%2C%20John%20W.%20Pesquisa%20qualitativa%20e%20projeto%20de%20pesquisa%3A%20escolhendo%20entre%20cinco%20abordagens.&f=false. Acesso em: 12 jan. 2025.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Motivation and creativity: Toward a synthesis of structural and energistic approaches to cognition. New Ideas in psychology, v. 6, n. 2, p. 159-176, 1988. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0732-118X(88)90001-3. Acesso em: 11 jan. 2025.

FORERO-CORBA, Wiston; BENNASAR, Francisca Negre. Técnicas y aplicaciones del Machine Learning e inteligencia artificial en educación: una revisión sistemática. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 27, n. 1, p. 209-253, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.27.1.37491. Acesso em: 2 fev. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54579/2/freire-pedagogia-da-autonomia.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.

HOLMES, Wayne; BIALIK, Maya; FADEL, Charles. Artificial intelligence in education promises and implications for teaching and learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/332180327_Artificial_Intelligence_in_Education_Promise_and_Implications_for_Teaching_and_Learning. Acesso em: 15 fev. 2025.

HUTSON, James; COTRONEO, Peter. Generative AI tools in art education: exploring prompt engineering and iterative processes for enhanced creativity. Metaverse, v. 4, n. 1, p. 14, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.54517/m.v4i1.2164. Acesso em: 12 jan. 2025.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LUCKIN, Rosemary; CUKUROVA, Mutlu; KENT, Carmel; DU BOULAY, Benedict. Empowering Educators to be AI-Ready. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 3, 2022. Disponível em:

https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100076. Acesso em: 25 fev. 2025.

MARRONE, Rebecca; CROPLEY, David; MEDEIROS, Kelsey. How Does Narrow AI Impact Human Creativity? Creativity Research Journal, p. 1-11, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10400419.2024.2378264. Acesso em: 1 fev. 2025.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=9cnFAwAAQBAJ. Acesso em: 18 fev. 2025.

MUÑOZ, Rosane Maria; PANCIONE, Gabriel Salomão; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. O uso da inteligência artificial nos processos pedagógicos de aprendizagem na EJA. In: CONEDU – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2023, on-line. Anais […]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114693. Acesso em: 11 jan. 2025.

RIBEIRO, Brunna Fabiana Lopes. O desenvolvimento de inteligências artificiais na China versus nos Estados Unidos: uma revisão da literatura. 2024. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade La Salle, 2024. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/4028/1/Brunna.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.

SANTOS, Natália Cristina Goiabeira dos; MORAIS, Lélia Cristina Silveira de. A importância do PROEJA como política pública educacional para a EJA. Educação em Debate, v. 46, n. 92, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/94534. Acesso em: 1 mar. 2025.

SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. Londres: Bloomsbury Publishing, 2021. Disponível em:

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Education+and+Technology%3A+Key+Issues+and+Debates.+Bloomsbury&btnG=. Acesso em: 15 fev. 2025.

UNESCO. Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023 – A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 28 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-05

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.