CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

POLÍTICAS E EPISTEMOLOGIAS EM DISCUSSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95629

Palabras clave:

EJA. Cidadania. Práticas Sociais. Práticas culturais. Currículos.

Resumen

Este artigo apresenta de maneira crítico-reflexiva processos de uma educação cidadã para os estudantes da EJA, a partir de discussões realizadas na disciplina Educação e Cidadania no Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (Uern). Como objetivo, buscou-se compreender como a cidadania vem sendo produzida no contexto social e cultural de estudantes desta modalidade de ensino, refletindo processos de inclusão e emancipação social. Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica, a partir das concepções epistemológicas de educação, cidadania e globalização (Ianni,1990); (Santos, 2001); (Morin, 2020), entre outros que ajudaram na análise interpretativa das referidas concepções, resultando em anúncios teóricos e epistemológicos possíveis de implementar reflexões formativas para o público de educadores da EJA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professor do Departamento de Educação - Campus Avançado de Açu, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA).

Rayda Cristina Lopes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Acú/RN.

Citas

ALVES, Nilda. A experiência da diversidade no cotidiano e suas consequências na formação de professores. In: FILHO, Aldo Victório; MONTEIRO, Castellano Fernandes (orgs.). Cultura e conhecimento de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. (Série legislação; n. 125).

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB n. 11/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 18 Maio 2021.

CANCLINI, Néstor García. Capitais da cultura e cidades globais. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda. 2003.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IANNI, Octavio. A era do globalismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 25. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

MORIN, Edgar; DÍAZ, Delgado Jesús Carlos. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. Trad. Irene Reis dos Santos. São Paulo: Palas Athena, 2016.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008 (Coleção Temas & Educação).

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. (Reinventar a emancipação social: para manifestos; v. 4).

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, Milton. A produção da globalização. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Record. São Paulo, 2001.

SANTOS, Milton. O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.

Publicado

2025-11-25