CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

POLÍTICAS E EPISTEMOLOGIAS EM DISCUSSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95629

Palavras-chave:

EJA. Cidadania. Práticas Sociais. Práticas culturais. Currículos.

Resumo

Este artigo apresenta de maneira crítico-reflexiva processos de uma educação cidadã para os estudantes da EJA, a partir de discussões realizadas na disciplina Educação e Cidadania no Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (Uern). Como objetivo, buscou-se compreender como a cidadania vem sendo produzida no contexto social e cultural de estudantes desta modalidade de ensino, refletindo processos de inclusão e emancipação social. Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica, a partir das concepções epistemológicas de educação, cidadania e globalização (Ianni,1990); (Santos, 2001); (Morin, 2020), entre outros que ajudaram na análise interpretativa das referidas concepções, resultando em anúncios teóricos e epistemológicos possíveis de implementar reflexões formativas para o público de educadores da EJA.

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Biografia do Autor

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professor do Departamento de Educação - Campus Avançado de Açu, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA).

Rayda Cristina Lopes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Acú/RN.

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Publicado

2025-11-25

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