TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96256Palavras-chave:
desenvolvimento profissional, tecnologias educacionais, pandemiaResumo
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão presentes em nosso cotidiano interferindo em diversas esferas sociais, inclusive no cotidiano das instituições de ensino e da comunidade escolar. Nesse contexto, surge a seguinte questão: como as tecnologias educacionais influenciaram o desenvolvimento profissional de educadores após a pandemia de covid-19? Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo identificar como o desenvolvimento profissional dos educadores foi impactado pela pandemia, com um foco especial nas tecnologias educacionais. As tecnologias, que antes eram vistas como complementares ao ensino, tornaram-se ferramentas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, remodelando as práticas pedagógicas e metodológicas. Este artigo explora as transformações no desenvolvimento profissional de educadores após a pandemia de covid-19, com ênfase nas tecnologias educacionais. A pesquisa investiga como as necessidades de formação se modificaram, as novas abordagens adotadas, e os desafios e oportunidades no uso de tecnologias educacionais. Através da revisão sistemática da literatura e análise de documentos, este estudo oferece uma visão abrangente das mudanças nas práticas de desenvolvimento profissional e de seu impacto na prática pedagógica. Embora os dados obtidos revelem avanços significativos na integração das TICs às práticas pedagógicas, a pesquisa também aponta para a escassez de produção científica específica sobre o impacto das tecnologias na prática docente no período pós-pandemia.
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