NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES/FORMADORES A RESPEITO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ACARAPE (CE)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96307Palavras-chave:
violência escolar, narrativas autobiográficas, formação docenteResumo
Este artigo analisa as percepções de educadores das turmas finais do ensino fundamental sobre a violência no ambiente escolar na cidade de Acarape (CE), utilizando relatos (auto)biográficos como abordagem metodológica. A investigação qualitativa, de natureza exploratória, visa entender as vivências dos professores diante das manifestações de violência e examinar as estratégias pedagógicas adotadas no combate a esse fenômeno. Os dados indicam a presença frequente da violência, exacerbada por fatores estruturais e emocionais, bem como o papel ativo dos professores em fomentar ambientes de diálogo, de respeito e de escuta. Salienta-se a relevância da formação continuada e da escuta atenta como meios para a transformação das práticas pedagógicas.
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