HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENTE NA ARQUITETURA ESCOLAR

OLHAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM FORTALEZA (1905 - 1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96317

Palavras-chave:

história, arquitetura escolar, memória

Resumo

O presente artigo evidencia a História da Educação presente na arquitetura escolar, ao analisar o estado de conservação dos Grupos Escolares construídos entre 1905 até a década de 1960, na cidade de Fortaleza, conforme informações extraídas nas páginas do Almanaque do Ceará. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema; na segunda, como atividade de campo, procedeu-se à localização geográfica das unidades de ensino, visitas in loco, registros fotográficos e consulta a fontes primárias dos acervos institucionais. Foram localizados dez dos quinze Grupos Escolares construídos no período, dos quais apenas cinco ainda conservam traços arquitetônicos originais. Os resultados evidenciam a fragilidade da preservação material desses espaços e o consequente enfraquecimento dos laços de pertencimento à memória da educação local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia de Fátima Santos da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Karytia Nayara Gonçalves da Silveira Nobre, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Francisco Ari de Andrade, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Federal do Sergipe (PPGE-UFS). Doutor em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ALMANAQUE DO CEARÁ. Fortaleza: Tip. Royal, 1952. p. 114.

ANDRADE, Francisco Ari. Política, legislação e reforma do ensino imperial: um olhar a partir da experiência da Província do Ceará (1834-1837). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25., 2009, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 1-85.

ANDRADE, Francisco Ari de. “Templo de Civilização” no Ceará: a criação do grupo escolar em Fortaleza, no começo do século XX. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula. Cultura, educação, espaço e tempo. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928). Educar em revista, [S. l.], p. 103-141, 2001.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História oral, [S. l.], v. 6, p. 9-25, 2003.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015.

MOREIRA, Raimundo Nonato Pereira. História e memória: algumas observações. Práxis: Revista eletrônica de História e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, 2011.

SANTIAGO, Zilza Maria Pinto. Arquitetura e Instrução pública: a Reforma de 1922, concepção de espaços e formação de grupos escolares no Ceará. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2011.

SANTIAGO, Zilza Maria Pinto. Manifestações do movimento neocolonial: conflitos entre tradição e modernidade nas instituições escolares do Brasil na primeira República. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2008, Porto. Anais [...]. Porto: Universidade do Porto, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SOUSA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2025-11-25