HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRESENTE NA ARQUITETURA ESCOLAR
OLHAR SOBRE A PRESERVAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM FORTALEZA (1905 - 1960)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96317Palavras-chave:
história, arquitetura escolar, memóriaResumo
O presente artigo evidencia a História da Educação presente na arquitetura escolar, ao analisar o estado de conservação dos Grupos Escolares construídos entre 1905 até a década de 1960, na cidade de Fortaleza, conforme informações extraídas nas páginas do Almanaque do Ceará. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema; na segunda, como atividade de campo, procedeu-se à localização geográfica das unidades de ensino, visitas in loco, registros fotográficos e consulta a fontes primárias dos acervos institucionais. Foram localizados dez dos quinze Grupos Escolares construídos no período, dos quais apenas cinco ainda conservam traços arquitetônicos originais. Os resultados evidenciam a fragilidade da preservação material desses espaços e o consequente enfraquecimento dos laços de pertencimento à memória da educação local.
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