USOS POLÍTICOS DO PASSADO NO ENSINO DE HISTÓRIA
AS REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS SOB O CRIVO DA ANALÍTICA DA HISTORICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95708Palavras-chave:
Representação, livro didático, usos políticos do passadoResumo
Este escrito aborda os usos políticos do passado demarcados pelas representações materializadas no livro didático de história acerca da cultura indígena. Para tanto, os conteúdos sobre a cultura ameríndia são analisados na perspectiva teórica da representação, pensado por Stuart Hall (2016) e Roger Chartier (1998, 2002) e, quanto à conceituação do uso político do passado, nos escritos de Michel de Certeau (1998) e Temístocles Cezar (2012, 2014). Metodologicamente, este estudo aborda qualitativamente os conteúdos dos livros didáticos de História da Editora Saraiva, cotejando dois exemplares das coleções História Global, de 2016, e Historiar, de 2018. Além disso, recorre à técnica da crítica/análise documental para a produção de dados. Como resultado, evidencia-se a capacidade do livro didático de se constituir como um artefato pedagógico de ensino capaz de desnaturalizar representações diante da crítica decorrente da análise da historicidade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Valdei Lopes de. História da historiografia como analítica da historicidade. História da Historiografia. Ouro Preto, n. 12 v. 6, p. 34–44, 2013. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/620. Acesso em: 20 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: história – guia de livros didáticos. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na Educação nacional. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CEZAR, Temístocle. O sentido de ensinar história nos regimes antigo e moderno de historicidade. In: MAGALHÃES, Marcelo et al (orgs.) Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
CEZAR, Temístocle. Tempo presente e usos do passado. In: VARELLA, Flávia Florentino et al. (orgs.). Tempo presente & usos do passado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo. Imagens de canibais e selvagens do Novo Mundo: do maravilhoso medieval ao exótico colonial (séculos XV-XVII). Trad. Marcia Aguiar Coelho. São Paulo: Editora da Unicamp, 2017.
COELHO, Mauro Cesar. A história, o índio e o livro didático: apontamento para uma reflexão
sobre o saber histórico escolar. In.: ROCHA, REZNIK, MAGALHÃES (orgs.). A História na Escola: autores, livros e leituras. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
COTRIM, Gilberto. História Global 1. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
COTRIM, Gilberto; COSTA, Jaime. Historiar, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. 2. ed. São Paulo: Elefante, 2023.
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade tupinambá. 3. ed. São
Paulo: Globo, 2006. [Original de 1952].
GOMBRICH, Ernst H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. Trad. Raul Barbosa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. [original de 1959].
GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Decolonialismo indígena. 2. ed. São Paulo: Matrioska Editora, 2022.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Trad. Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de
Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n. Paraná, n. 1 jan./jun. p. 9-43, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 20 set. 2024.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 94, vol. 32, p. 1-18, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2024.
MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-
1990). São Paulo: Paulinas, 2012.
PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; MATA, Sérgio da. Introdução: Transformações da experiência do tempo e pluralização do presente. In: VARELLA, Flávia Florentino et al. (orgs.). Tempo presente & usos do passado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Coimbra: CES, 2009.
RÜSEN, Jörn. Teoria da História: uma teoria da história como ciência. Trad. Estevam C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 1. ed. 9. reimpressão. São Paulo: Iluminuras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Alves dos Santos, Paulo Augusto Tamanini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
3.jpg)










