A COR DA PERMANÊNCIA

POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96315

Palavras-chave:

políticas públicas, ações afirmativas, permanência estudantil

Resumo

Este estudo investiga como se dá a aplicação das políticas de suporte aos estudantes negros na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para garantir sua permanência acadêmica. Para analisar a execução dessas políticas voltadas aos alunos negros ingressantes via ações afirmativas, adotou-se abordagem exploratória e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando o Modelo Sequencial do Ciclo Político. A análise revela que a UFPE desenvolveu suas políticas de assistência estudantil tardiamente, regulamentando as apenas em 2016 com foco socioeconômico. Somente a partir de 2019 passou a contemplar
ações étnico-raciais, criando o Núcleo de Política de Educação das Relações Étnico-Raciais e aprovando o Plano de Combate ao Racismo Institucional em 2022, representando mudança paradigmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aphonsus Aureliano Sales da Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH-UFPE).

Luciana dos Santos Dias da Silva Gonçalves de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH-UFPE).

Maria Eduarda Coelho Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGDH-UFPE).

Ana Cláudia Rocha Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE).

Referências

AGUIAR, Natália Jimena da Silva. A política de cotas nas universidades federais em

Pernambuco: a permanência dos estudantes cotistas em questão. 2020. Tese (Doutorado em

Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade

Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

ALFANO, Bruno. Proporção de negros nas universidades cai pela primeira vez desde 2016. O

Globo, Rio de Janeiro, 8 jun. 2023, Educação. Disponível em:

https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2023/06/proporcao-de-universitarios

negros-cai-pela-primeira-vez-desde-2016.ghtml. Acesso em: 9 jul. 2025.

ALVES, Vanessa Kolmar; CASALI, Caroline. Condições de permanência material e

simbólica de estudantes negros na universidade. Revista Contemporânea de Educação, Rio

de Janeiro, v. 16, n. 37, p. 28–45, 2021. https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45110.

Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/45110. Acesso em: 18 maio

2025.

ARAÚJO, Luísa; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise das políticas públicas.

Sociologia, Problemas e Práticas, n. 83, p. 11-35, 2017. Disponível em:

https://journals.openedition.org/spp/2662. Acesso em: 8 jul. 2025.

BENTO, Maria Aparecida Silva. O pacto da branquitude. 2. ed. São Paulo: Companhia das

Letras, 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de

Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,

Brasília, DF, 20 jul. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007

2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 3 jul. 2025.

BRASIL. Lei 12.71, de 29 de agosto de 2012a. Dispõe sobre o ingresso nas universidades

federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.

Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 ago. 2012a.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm.

Acesso em: 11 jun. 2025.

BRASIL. Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades

federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial [da]

República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 ago. 2012. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 28 jul.

2025.

BRASIL. Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024. Institui a Política Nacional de Assistência

Estudantil (PNAES). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4

jul. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023

2026/2024/lei/L14914.htm. Acesso em: 3 jul. 2025.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito

Fundamental 186 Distrito Federal. Julgado em 26 de abril de 2012. Plenário. Disponível

em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=6984693. Acesso

em: 11 jun. 2025.

CUNHA, Maria Isabel da. Políticas públicas de acesso e permanência na educação superior:

desafios e possibilidades. Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 132, p. 1015-1032,

out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6mC9k5J6B6WcYf4QZ3V

pYhG/. Acesso em: 28 jul. 2025.

DAGNINO, Renato et al. Metodologia de análise de políticas públicas. Campinas:

Unicamp, 2002.

EVARISTO, Conceição et al. A escrevivência e seus subtextos: escrevivência: a escrita de

nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Mina Comunicação e Arte, v. 1, p. 26

46, 2020. Disponível em: https://presencial.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/

404636/mod_resource/content/1/EVARISTO%20A%20escrevivencia%20e%20seus%20subte

xtos.pdf. Acesso em: 18 maio 2025.

FELIPE, Delton Aparecido; SILVA, Claudia Guedes Araújo. Cotas para pessoas negras na

educação superior: uma luta constante. Revista Triângulo, v. 17, n. 1, p. 302-319, 2024.

FRUTUOSO, Cássia Vilma Soares. Assistência estudantil e permanência acadêmica de

cotistas negros/as em tempos de crise: um estudo sobre as condições materiais dos/as

graduandos/as da UFPE. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de

Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas:

racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI.

Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, jan./abr. 2016. Disponível em:

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339945647003. Acesso em: 20 maio 2025.

GUIMARÃES, Eder D’Artagnan Ferreira; ZELAYA, Marisa. A política de cotas raciais nas

universidades públicas do Brasil duas décadas depois: uma análise. Trabalho & Educação,

v. 30, n. 3, p. 133-148, 2021.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras,

1995

MALDONADO-TORRES, Nelson. La descolonización y el giro des-colonial. Tabula Rasa,

v. 9, p. 61-72, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=39600905.

Acesso em: 20 maio 2025.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus

identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

NETO, Júlio Rangel Borges; MARINHO, Camila Holanda. Políticas públicas e cotas raciais

como instrumento de integração do negro a universidade. Inovação & Tecnologia Social, v.

4, n. 10, p. 66-78, 2022.

PASSOS, Joana Célia dos. Relações raciais, cultura acadêmica e tensionamentos após ações

afirmativas. Educação em Revista, v. 31, n. 2, p. 155-182, 2015. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/edur/a/GzcL6VPqbGDxbrgwzvJ9Chy/?lang=pt#. Acesso em: 18 maio

2025.

PORTUGAL, Fernando Luz Sinimbu. A judicialização de políticas públicas de cotas e

preconceito. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 10, e9698, 2024.

QUIJANO, Anibal. ‘Colonialidad y Modernidad-racionalidad’. In: Bonillo, H. Los

conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones; FLACSO, 1992. p. 437-449. Disponível em:

https://www.lavaca.org/wp-content/uploads/2016/04/quijano.pdf. Acesso em: 20 maio 2025.

ROSA, E. G. DA .; ALVES, M. C.. Estilhaçando a Máscara do Silenciamento: Movimentos

de (Re)Existência de Estudantes Negros/Negras. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40,

e229978, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/d5kWsM4mt5fPmjm

PMPRYJKS/?lang=pt. Acesso em: 18 maio 2025.

SILVA JUNIOR, João dos Reis. Ações afirmativas no ensino superior: uma introdução ao

debate. 6. ed. São Paulo: Attar Editorial, 2020.

TRINDADE, Luana Ribeiro da. As estratégias de resistência e enfrentamentos:

desdobramentos na consolidação dos Coletivos de Estudantes Negros(as) nas universidades

brasileiras. Plural, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 80–100, 2022. Disponível em:

https://revistas.usp.br/plural/article/view/197133. Acesso em: 18 maio 2025.

UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Conselho de Administração. Resolução Nº

01/2016, de 14 de janeiro de 2016. Regulamenta a Política de Assistência Estudantil da

Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/42877

19/0/Res+2016+01+CADM+%28Regulamenta+a+Pol%C3%ADtica+de+Assist%C3%AAnci

a+Estudantil+da+UFPE%29+%28texto+consolidado%29.pdf. Acesso em: 2 jul. 2025.

UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Conselho de Administração. Resolução n.º

15/2019, de 2 de outubro de 2019. Regulamenta a Política de Assistência Estudantil da

Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em:

https://www.ufpe.br/documents/398575/2067825/Res+2019+15+CEPE+%28Pol%C3%ADtic

a+de+Assist%C3%AAncia+Estudantil+da+UFPE%29.pdf. Acesso em: 2 jul. 2025.

UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Núcleo de Políticas de Educação das Relações

Étnico-Raciais. Plano de Combate ao Racismo Institucional da UFPE. Elaborado pela

Comissão para a Elaboração do Programa de Combate ao Racismo Institucional da UFPE,

coordenada por Maria da Conceição dos Reis. Recife: UFPE, 2022. Disponível em:

https://www.ufpe.br/documents/20181/1173527/Plano+de+Combate+ao+Racismo+Institucio

nal+da+UFPE+.docx+(1).pdf/ff76ee4a-e44c-4832-98bf-5175a1330534. Acesso em: 2 jul.

2025.

Downloads

Publicado

2025-11-25

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.