Título Padrão

Auteurs

Résumé

O presente artigo analisa a maneira como o livro didático aborda a opressão de gênero e a violência na literatura brasileira contemporânea. Para tanto, este trabalho selecionou como corpus o livro Novas Palavras 3º ano, de Emília Amaral et al. (2016), restringindo sua análise ao capítulo “Tendências contemporâneas da literatura brasileira”. O artigo está organizado em cinco seções. Na primeira, apresenta-se a hipótese da pesquisa. Na seção seguinte, imprime-se uma discussão sobre o conceito de gênero, tentando compreender sua manifestação nas estruturas sociais e sua representação no campo da literatura. Na terceira parte, promove-se uma reflexão sobre a presença da violência na literatura brasileira, em especial, a literatura brasileira contemporânea. Na quarta seção, concretiza-se a análise do corpus. E, na última parte, apresentam-se os resultados parciais do problema abordado. Em linhas gerais, percebeu-se que os textos, particularmente os de autoria feminina, ocupam espaço marginal no livro didático. Além disso, as obras literárias que tratam da ditadura civil-militar brasileira figuram apenas no nível da referência a alguns escritores e obras. Escorado em autores como Butler (2017); Bourdieu (2012); Zolin (2005; 2010); Ginzburg (2012; 2017); Seligmann-Silva (2000); Benjamin (2012); Candido (2004), objetivou-se estabelecer uma reflexão crítica sobre o tema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

, Universidade Estadual do Piauí

Mestranda em Letras (bolsista CAPES), pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui graduação em Letras Português pela UESPI (2018) e especialização em Literatura brasileira pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (2019).

, Universidade Estadual do Piauí

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Piauí. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2014) e especialização em Literatura e Ensino e Outras Linguagens pela Universidade Estadual do Piauí (2018). Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, atuando no ensino superior e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura.

Téléchargements

Publiée

2021-08-01