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Este trabalho analisa três raps do grupo Realidade Nacional – Cidade Canção (2001), Femucic (2001) e Femucic (Parte 2) (2006) – e discute a construção identitária desse gênero literário-musical e de sua comunidade na cidade de Maringá (Paraná). Dentre as temáticas abordadas pelo corpus estão questões políticas, culturais e sociais características de Maringá, a recepção do gênero na cidade e a defesa do caráter artístico do movimento Hip Hop local. Ancorado em um arcabouço teórico relacionado à literatura, à música, à história, ao movimento Hip Hop e aos estudos de identidade, este trabalho utiliza uma metodologia de caráter analítico-interpretativo para a leitura da linguagem verbal dos raps. De acordo com a dinâmica das identidades discutidas por Manuel Castells (1999), os MCs traçam o percurso de uma identidade de resistência que resulta em uma identidade de projeto, pois constroem um projeto de vida diferente que visa romper a lógica da dominação e transformar a estrutura social ao seu redor. 

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Author Biography

Mestra em Letras na área de Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Produtora cultural e professora de línguas e literatura na empresa PR Educação e Cultura. 

Published

2021-10-01

Issue

Section

Estudos Literários