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DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96053

Palabras clave:

Construção, Contraste, Intersubjetividade, Ensino de língua portuguesa

Resumen

Este artigo analisa a construção linguística “só que” no português brasileiro, com base na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) e na Linguística Textual. Trata-se de uma construção contrastiva altamente produtiva na oralidade e em gêneros escritos informais, cujo comportamento evidencia não apenas a articulação de ideias em oposição, mas também funções intersubjetivas. A forma “só que”, embora derivada da combinação do advérbio “só” com a conjunção “que”, adquiriu um funcionamento construcional próprio, operando como marcador de contraste atenuado, frequentemente associado a contextos argumentativos. Propõe-se revisitar trabalhos sobre os papéis da construção “só que” e, a partir daí, apresentar uma sequência de atividades voltadas para ensino de orações com valor de contraste a partir de textos reais, mais particularmente textos de blogs, em diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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Biografía del autor/a

, Universidade do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Português Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Pós-doutorado na Universidade de Edimburgo, UK (2014) e na UFRN (2019-2020). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou na Graduação em Letras até novembro de 2024. Trabalha na Pós-graduação em Linguística (Capes 6) como pesquisadora permanente..Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: construções oracionais adverbiais, ordenação de adverbiais temporais, modalização, mudanças construcionais, formação de construções sob a ótica da Linguística Funcional Centrada no Uso. Dá aulas na pós-graduação da Faculdade de Letras da UFRJ e coordena, em âmbito nacional, o Grupo de Estudos Discurso e Gramática. Foi Substituta Eventual da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Linguística de 2022 a 2024. É bolsista de Produtividade 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj (2023-2026). Realizou em novembro de 2023 Capacitação na Universidade de Neuchâtel e fez visita técnica de 10 dias à Universidad de Graz, em outubro de 2024, promovendo a internacionalização da ciência.

, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2023). Mestre em Linguística pela mesma Universidade (2019). Formado em Letras - Português/Espanhol (UFRJ, 2016) com período sanduíche na Universidad de Santiago de Chile (USACH). Professor Substituto do Departamento de Letras Neolatinas/Setor Espanhol da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Atuou como Professor Substituto do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2020-2022). Faz parte do Grupo de Estudos Discurso Gramática UFRJ. Possui principal interesse pelos Modelos Baseados no Uso, com estudos sobre as construções concessivas e concessivo-condicionais instanciadas pelo esquema [Xque] em português e em espanhol.

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Publicado

2025-11-30

Cómo citar

CEZARIO, Maria Maura; DOS SANTOS SILVA, Thiago. Título Padrão. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96053, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96053. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96053. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos