Tradução, leitura e linguística textual no ensino de língua inglesa

Autores

  • Tatiany PERTEL Professora Assistente B vinculada ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    DOI:

    https://doi.org/10.36517/2237-6321.1.1.1.85-99

    Palavras-chave:

    Tradução, Leitura, Linguística textual.

    Resumo

    Este trabalho tem como objetivo discutir as vantagens obtidas com a utilização de atividades de tradução interlingual para o professor de língua inglesa do ensino regular público, no qual fatores de depreciação impedem o sucesso do ensino de língua inglesa. A tradução, vista sob a perspectiva desconstrutivista, é entendida como atividade de leitura, produção e desenvolvimento textual e, desta forma, enriquecimento linguístico e pode ser reforçada pelos pressupostos da linguística textual. Considerando as proposições colocadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, verificou-se, por meio de estudo de literatura pertinente e de pesquisa empírica, que as atividades de leitura e tradução levam o aluno a ter uma consciência crítica não somente em relação à linguagem, mas, sobretudo, em relação a aspectos sociopolíticos, interacionais, culturais e identitários.
    Crossmark - verificar atualizações

    Downloads

    Publicado

    25-10-2011

    Edição

    Seção

    ARTIGOS

    Como Citar

    PERTEL, Tatiany. Tradução, leitura e linguística textual no ensino de língua inglesa. Entrepalavras, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 85–99, 2011. DOI: 10.36517/2237-6321.1.1.1.85-99. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/98854. Acesso em: 12 out. 2026.