A dimensão avaliativa envolvendo a construção com o marcador discursivo veja bem na fala opinativa – uma proposta de interface gramática e interação

Autores

  • Lauriê Ferreira Martins Universidade Federal de Juiz de Fora
    • Amitza Torres Vieira

      DOI:

      https://doi.org/10.22168/2237-6321.3.3.2.58-81

      Palavras-chave:

      Avaliação, Opinião, MD veja bem.

      Resumo

      O presente artigo tem como objetivo investigar a realização da avaliação em torno da construção com o marcador discursivo veja bem, evidenciando como esta atua no contexto de fala opinativa. Dessa maneira, tomaremos os pressupostos teóricos das abordagens funcionalista (HOPPER, 1987; GOLDBERG, 1995, 2006; CROFT, 2001; CROFT & CRUSE, 2004; GONÇALVES, LIMA-HERNANDES & CASSEBGALVÃO, 2007; TRAUGOTT, 2008, 2009; WALTEREIT, 2011) e interacional (GOFFMAN, 2002 [1979], 2002 [1981]; SCHIFFRIN, 1987, 1990; GILLE, 2001; VIEIRA, 2007), de maneira a evidenciar que a associação entre elas pode auxiliar na compreensão de construções linguísticas que subjazem à interação comunicativa. Para a análise qualitativa dos dados, utilizaremos três corpora distintos representativos da modalidade oral da língua: o corpus do “Projeto Mineirês: a construção de um dialeto”, o corpus do projeto “PEUL – Programa de Estudos sobre o Uso da Língua” e o corpus do projeto “NURC /RJ – Projeto da Norma Urbana Oral Culta do Rio de Janeiro”. Os resultados apontam que o contexto de sustentação de opinião parece ser o local privilegiado para a ocorrência da construção com o MD veja bem, a qual articula tanto função textual quanto função interacional.

      Biografia do Autor

      • Lauriê Ferreira Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora
        Mestranda em Linguística pelo programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012-2013). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007-2010). Experiência na área de ensino de língua portuguesa. Atuando como membro de corpo editorial da Revista Gatilho (UFJF). Desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Sociedade.

      Downloads

      Publicado

      30-11-2013

      Edição

      Seção

      TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA (seção vária)

      Como Citar

      A dimensão avaliativa envolvendo a construção com o marcador discursivo veja bem na fala opinativa – uma proposta de interface gramática e interação. Entrepalavras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 58–81, 2013. DOI: 10.22168/2237-6321.3.3.2.58-81. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/98950. Acesso em: 21 set. 2026.