Em busca de áreas dialetais brasileiras: jogando "bolinha de gude”
Palavras-chave:
áreas dialetais, bolinha de gude, léxico.Resumo
Neste artigo apresentam-se alguns aspectos interessantes sobre os estudos linguísticos brasileiros, delimitação de áreas dialetais. Desse modo, este trabalho investiga as respostas dos informantes do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB, para a questão 156 do Questionário Semântico-Lexical, que buscar apurar as formas de nomear “as coisinhas redondas de vidro que os meninos gostam de brincar” (COMITÊ NACIONAL... 2001, p.34). A metodologia utilizada consistiu na realização das seguintes etapas: a) leitura de textos teóricos referentes ao tema proposto; b) escolha e formação do corpus; e c) análise do corpus, objetivando identificar as variações diatópicas, a fim de traçar isoglossas delimitadoras de possíveis áreas dialetais, a partir do cotejo estabelecido com estudos semelhantes. As análises buscam identificar e estudar os itens lexicais encontrados, com o intuito de verificar a seleção lexical realizada por informantes do referido atlas, com vistas a apurar a divisão dialetal de Nascentes (1953), com base nos estudos realizados por pesquisadores do ALiB, a saber: Ribeiro (2012), Portilho (2013), Romano (2015) e, por fim, Santos (2016). Vale ressaltar que a análise do corpus possibilitou realizar o registro e a documentação da diversidade lexical do português falado em diversas regiões do país.Downloads
Publicado
31-03-2017
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Todos artigos são publicados sob os termos da licença Creative Commons Attribution (CC BY NC 4.0). Sob esta licença, os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu conteúdo, mas permitem que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Como Citar
Em busca de áreas dialetais brasileiras: jogando "bolinha de gude”. Entrepalavras, [S. l.], v. 7, n. 4 esp, p. 182–194, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/99170. Acesso em: 21 set. 2026.
