O dicionário como ferramenta para o ensino de argumentação

Autores

  • Christian Plantin Université Lumière Lyon 2
    • Rubens Damasceno-Morais Universidade Federal de Goiás - UFG

      DOI:

      https://doi.org/10.22168/2237-6321-10esp2102

      Palavras-chave:

      Argumentação. Dicionário de noções. Vocabulário. Interação argumentativa.

      Resumo

      Este artigo busca apresentar a gênese e metodologia de elaboração de um dicionário de noções (PLANTIN, 2016) e, ainda, trazer à luz os fundamentos, processo de elaboração do dicionário, inédito, específico dos estudos em argumentação e retórica. Ao desnudar o conjunto teórico que compõe o material (Nova retórica, Lógica substancial, Teoria da argumentação na língua, Lógica natural, Teoria das falácias, Lógica informal, Teoria Pragmadialética, o estudo da argumentação nas interações verbais, entre outros), o objetivo deste artigo é apresentar as funcionalidades de um dicionário-instrumento, especializado, para o ensino da argumentação, sobretudo em níveis academicamente mais avançados, como graduação, pós-graduação e pesquisas em geral e que tenham pelo vasto e complexo campo da argumentação algum tipo de interesse. Este artigo tem, assim, o propósito de discutir a importância do uso de dicionários em sala de aula, sua utilidade para a aprendizagem da argumentação e para prática da leitura e escrita críticas. Apresentam-se, ainda, princípios e critérios que nortearam a elaboração do vocabulário, além de se discutir a argumentação como atividade linguageira; o modo como os verbetes são organicamente integrados ao conjunto do livro; a importância da interação argumentativa; a situação argumentativa como eixo norteador de toda a obra; a argumentação como atividade intersubjetiva (epistêmica, afetiva e emocional) e, ainda, a argumentação como atividade crítica. O artigo apresenta, enfim, o percurso de elaboração do texto original, que já conta com a versão em português em processo de elaboração e tradução, além da versão para o espanhol.

      Biografia do Autor

      • Christian Plantin, Université Lumière Lyon 2
        Vide: http://www.icar.cnrs.fr/membre/cplantin/publications/articles/
      • Rubens Damasceno-Morais, Universidade Federal de Goiás - UFG
        Profissional com formação e experiência na área de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos. Após mestrado no domínio da Critical Discourse Analysis (Análise do Discurso Crítica / UnB - 2005), empreendeu doutorado no domínio de Ciências da Linguagem (2009-2013), quando elaborou pesquisa e tese no campo da Argumentação, da Retórica e da Interação argumentativa (Sciences du Langage / Université Lumière Lyon 2/França - com diploma validado pela Universidade de Brasília ). Atualmente é professor efetivo em dedicação exclusiva (DE) da Universidade Federal de Goiás - UFG (Campus Samambaia/Goiânia), onde se dedica ao projeto de pesquisa "A dinâmica do discurso argumentativo - Estudo de interações agonais" (2018-2022). Integra a linha de pesquisa de pós-graduação "Língua, Texto, Discurso ? PPGLL/UFG"; membro do Grupo de Pesquisa: Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9009996153807020; coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias de Argumentação e Retórica ? TEAR dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579; membro do Grupo de Trabalho (GT) Argumentação da ANPOLL ? http://anpoll.org.br/gt/argumentacao/.

      Referências

      EEMEREN et al. Handbook of Argumentation Theory. Amsterdan: Springer Reference, 2014.

      EEMEREN, F. H.; GROOTENDORST, R. Argumentation, communication, and fallacies: A pragma-dialectical perspective. Amsterdam: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 1992.

      MEREN, F. H. van; GROOTENDORST R. Speech Acts in Argumentative Discussions: A theoretical model for the analysis of discussions directed towards solving conflicts of opinion. Dordrecht: Foris, 1984.

      HAMBLIN, C. L. Fallacies. Londres: Methuen., 1970.

      HEDGE, L. Elements of Logic, or a Summary of the General Principles and Different modes of Reasoning. Boston: Hilliar, 1838.

      KRAMER, Samujel Noah. L’histoire commence à Sumer. Paris: Arthaud, 1957.

      PLANTIN, Christian. Dictionary of Argumentation - an Introduction to Argumentation Studies - With a Foreword by J. Anthony Blair. Translation and adaptation of Christian Plantin’s Dictionnaire de l’argumentation, Lyon (2016). London: College Publications, 2018.

      PLANTIN, Christian. Dictionnaire de l’argumentation – une introduction aux études d’argumentation. Lyon: ENS Éditions, 2016.

      PLANTIN, Christian. Les bonnes raisons des émotions – principes et méthode pour l’étude du discours émotionné. Berne: Peter Lang, Sciences pour la communication, 2011.

      TERSIS Nicole; PLANTIN, Christian. Attack, Defense and Counter-Attack in the Inuit Duel Songs of Ammassalik. In: PLANTIN, Christian. (ed). Argumentation through Languages and Cultures. Argumentation, 2020.

      Downloads

      Publicado

      09-06-2021

      Como Citar

      O dicionário como ferramenta para o ensino de argumentação. Entrepalavras, [S. l.], v. 11, n. 10esp, p. 328–347, 2021. DOI: 10.22168/2237-6321-10esp2102. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/99519. Acesso em: 21 set. 2026.