A posição do falante em relação ao valor facultativo instaurado no português do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22168/2237-6321-12595

Palavras-chave:

português falado no Ceará, Gramática Discursivo-funcional, Funcionalismo

Resumo

Segundo Hengeveld e Mackenzie (2008), a modalidade facultativa é uma categoria semântica que diz respeito a habilidades e capacidades de um indivíduo (quando orientada-para-o-participante) ou a condições físicas circunstanciais de ocorrência de um determinado evento (quando orientada-para-o-evento). Com base nessa premissa, objetivamos, com esta pesquisa, descrever e analisar aspectos da modalidade facultativa que mantenham relação com os parâmetros de inclusão do falante no português cearense, tendo em vista as relações existentes entre os níveis Interpessoal e Representacional e Morfossintático na GDF (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008) Para esta análise, utilizamos o subprojeto do corpus PROFALA intitulado “O português falado no Ceará”, do qual escolhemos uma amostra de 60 entrevistas do tipo DID. Após a leitura das entrevistas e  a análise quali-quantitativa, identificamos a existência de um continuum de uso do posicionamento do falante em relação valor facultativamente modalizado, que pode permitir-lhe (i) incluir-se totalmente no valor modal facultativo (eu; nós); (ii) incluir-se indiretamente no valor modal facultativo por meio de termos generalizadores (todo mundo; ninguém; você genérico, etc.); (iii) não se incluir no valor modal facultativo (terceira pessoa; sujeito indeterminado). Consequentemente, esta inclusão está diretamente ligada à orientação da modalidade facultativa, de modo que, quanto maior a inclusão do falante, maior a tendência a ocorrer a modalidade facultativa orientada-para-o-participante. Por outro lado, a tendência a não-inclusão propiciaria a modalidade facultativa orientada-para-o-evento.

Biografia do Autor

  • Liliane Viana Lima, Universidade Federal do Ceará

    Licenciada em Letras - Português pela Universidade Federal do Ceará (2008)

    Professora efetiva da rede estadual do Ceará (2010-atual)

    Coordenadora pedagógica da escola estadual CAIC Raimundo Gomes de Carvalho (2013-atual)

    Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - defesa em 2018)

    Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (previsão de defesa em dezembro de 2023)

  • Nadja Paulino Pessoa Prata, Universidade Federal do Ceará
    Doutorada em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN/UFC). Professora do Departamento Letras Estrangeiras (DLE/UFC) e do PPGLIN/UFC.

Referências

CARVALHO, Hebe Macedo de. A alternância indicativo/subjuntivo nas orações substantivas em função dos tempos verbais presente e imperfeito na língua falada do Cariri. 2007. 159f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.

DUBOIS, Jean et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 2014.

HENGEVELD, Kees; MACKENZIE, J. Lachlan. Functional Discourse Grammar: a typologically-based theory os language structure. New York, Oxford, 2008.

LIMA, Liliane Viana. A modalidade facultativa no português falado no Ceará: uma análise baseada na Gramática Discursivo-Funcional. 2019. 178f, Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

______; PRATA, Nadja Paulino Pessoa. A modalidade facultativa no português falado no Cariri: uma abordagem discursivo-funcional. Revista de Letras, v. 2, n. 38, p. 69-79, 2 dez. 2019.

MENEZES, Léia Cruz de. Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional. 2011. 332f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

______. Por um entendimento retórico-funcional da categoria modalidade em função argumentativa. Fórum Linguístico. Florianópolis, v. 09, n. 01, p. 47-56, jan./mar. 2012.

OLBERTZ, Hella. Verbal Periphrasis in a Functional Grammar of Spanish. Berlin: Mouton de Gruyter, 1998.

PALMER, F.R. Mood and Modality. Reino Unido: Cambridge University Press, 2001. (2ª ed.)

Downloads

Publicado

30-04-2023

Edição

Seção

2023.1: Vária: Teoria e Análise Linguística

Como Citar

A posição do falante em relação ao valor facultativo instaurado no português do Ceará. Entrepalavras, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 346–368, 2023. DOI: 10.22168/2237-6321-12595. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/99688. Acesso em: 21 set. 2026.