As estratégias de focalização em português e sateré

Authors

  • Fernanda Ferreira Spoladore Universidade Federal de Uberlândia

    Keywords:

    Estratégias de focalização, português brasileiro, sateré-mawé.

    Abstract

    Resumo: O objetivo deste artigo, composto de cinco seções, é apresentar as estratégias de focalização das quais se apropriam algumas línguas, mais especificamente, o português brasileiro e o sateré-mawé. Na primeira seção, apresentamos brevemente o assunto, objetivo, a justificativa e metodologia que nos levaram a investigar a focalização nessas línguas. Na segunda seção, apropriamo-nos dos conceitos de focalização propostos por Gonçalves (1998), Quarezemin (2009) e Cruttenden (1997), de linha gerativa. Em relação à focalização em nível fonológico, apresentamos de que maneira as sentenças do inglês e do espanhol (GONÇALVES, 1998) se apropriam de recursos para imprimir fonologicamente ênfase a um constituinte. Em seguida, as sentenças do tupinambá (BRANDON e SEKI, 2007) ilustram estratégia morfológica empregada para tornar um constituinte foco. No que concerne à focalização em nível sintático, ilustramos a partir do espanhol (CABRERA, 1999) e do tuparí (BRANDON e SEKI, 2007) recursos dos quais se apropriam para destacar sintaticamente um constituinte. Na terceira seção, apresentamos as estratégias empregadas pela língua portuguesa para a veiculação de foco. A fim de apresentar tais estratégias, que operam nos níveis fonológico, morfológico e sintático, recorremos às pesquisas de Gonçalves (1998) e Braga et al. (2009). Apresentamos, na quarta seção, o sateré-mawé e as estratégias que emprega para enfatizar um constituinte. Recorremos às pesquisas de Franceschini (1999), Spoladore (2011) e Carneiro (2012), que trazem sentenças dessa língua cuja focalização é empregada nos níveis morfológico e sintático. Na quinta e última seção, apresentamos as considerações finais sobre a focalização em português e sateré-mawé.

    Author Biography

    • Fernanda Ferreira Spoladore, Universidade Federal de Uberlândia
      Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e doutoranda em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade.

    Published

    2017-03-31

    How to Cite

    As estratégias de focalização em português e sateré. Entrepalavras, [S. l.], v. 7, n. 4 esp, p. 8–29, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/99168. Acesso em: 21 sep. 2026.