Dos objetivos da linguística de texto à articulação textual: a busca pela coerência do texto e do ensino de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.22168/2237-6321.2.2.2.101-113Palabras clave:
coesão, coerência, linguística textual.Resumen
O presente trabalho objetiva fazer uma reflexão acerca dos objetivos da linguística de texto, de uma maneira geral, para o campo de ensino de língua materna, procurando analisar os elementos de coesão sequencial e sua influência na progressão do texto, a partir do estudo de alguns operadores argumentativos e das relações de sentido estabelecidas pelo não uso desses articuladores, em textos escritos. Tudo isso atrelado a uma perspectiva de ensino de que muitos teóricos falam, a qual muitos professores seguem: o funcionalismo. A pesquisa também propõe um repensar sobre o ensino de língua materna e enfatiza o conceito de coesão e coerência muito além da estrutura superficial, priorizando o que “por trás” está de qualquer ato de comunicação-aqui restrito ao verbal. Para isso, respaldamo-nos nos estudos de autores como Beaugrande & Dressler (1981)e Koch (2007), entre outros que serão citados no decorrer do texto. Para análise, escolhemos o texto Felicidade, de Fernando Bastos de Ávila, e uma notícia de jornal publicada na Folha de S. Paulo. O resultado permitiu-nos concluir que os articuladores carregam fatores culturais, históricos e sociais, que são decisivos na construção do(s) sentido(s) do texto. Também concluímos que o não uso desses articuladores pode estabelecer sentido. Tudo depende de fatores extralinguísticos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todos artigos são publicados sob os termos da licença Creative Commons Attribution (CC BY NC 4.0). Sob esta licença, os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu conteúdo, mas permitem que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.


