Felicidade e razão de viver como formações discursivas do discurso de amor em canções
DOI:
https://doi.org/10.22168/2237-6321-32728Palabras clave:
discurso de amor, formação discursiva, regularidade, Felicidade, razão de viver.Resumen
Neste artigo analisamos o discurso de amor, conforme discutido por Orlandi (1990), em canções em língua portuguesa e em língua inglesa, a partir da noção-conceito de formação discursiva (Pêcheux, 1997), associada à noção-conceito de cenografia (Maingueneau, 2008). Tomando como diretrizes direcionamentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, o trabalho de pesquisa delineado neste artigo teve por objetivo evidenciar as regularidades linguísticas e enunciativas das formações discursivas do amor como razão de felicidade e do amor como razão de viver. Como resultado da análise, chegamos à conclusão de que tais formações discursivas se apresentam nos textos como complementares entre si, sem qualquer traço de oposição ou contraste que as distanciem, em uma relação de acréscimo e complementação de suas marcas de regularidade.
Referencias
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz F. B Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Org. Sírio Possenti, Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola, 2008.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Palavra de amor. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, vol. 19, p.75-95, jul./dez, 1990.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
SANTOS, Adelino Pereira dos. O discurso de amor em canções: as formações discursivas da dor e da saudade. Fórum Linguístico, Florianópolis, vol. 17, n. 1, p. 4389-4387, jan./abr., 2020.
SANTOS, Adelino Pereira dos; HEINE, Lícia Maria Bahia. Para além dos sentidos, do tempo e do espaço: o discurso de amor em duas formações discursivas. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. 226 – 238, jan./abr. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Todos artigos são publicados sob os termos da licença Creative Commons Attribution (CC BY NC 4.0). Sob esta licença, os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu conteúdo, mas permitem que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.


