CICLO DE MINICURSOS: A CAPACITAÇÃO COMO ENZIMA PARA DESENVOLVIMENTO E EMPODERAMENTO DE PESSOAS
Abstract
Atualmente, a competição cada vez mais agressiva para a inserção no mercado de trabalho exige que os estudantes e profissionais sejam mais ágeis e flexíveis, tornando-se necessário o desenvolvimento de habilidades e competências complementares. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades realizadas no âmbito do Ciclo de Minicursos (CiMi), projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará. A edição do projeto no ano de 2020 enfrentou os desafios relativos à pandemia de covid-19 e, para contornar as dificuldades, ofereceu nove capacitações de forma totalmente online. O projeto contou com a participação de 334 alunos com origem em 18 estados do Brasil e 47 instituições de ensino. Dentre os minicursos oferecidos, destacam-se os minicursos de Introdução à Programação em Python, Introdução à Planilha Eletrônica Excel, Power BI, Software Illustrator, Finanças Pessoais, Técnicas de Persuação, Planejamento Estratégico e Marketing Comercial. Mediante uma pesquisa de satisfação enviada após o término de cada capacitação, a fim de avaliar cada uma delas, obteve-se uma média de 78,4% de “Net Promoter Score” (NPS), enquadrando o projeto com classificação excelente em comparação ao mercado. Pôde-se perceber ao final que o projeto contribuiu fortemente para o desenvolvimento de competências e habilidades dos participantes.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Farias de Sousa, L., Lucas Amorim da Silva, P., Silveira de Araújo Neto, A., Saraiva Campos, V., & Ramalho Pitombeira Neto, A. (2021). CICLO DE MINICURSOS: A CAPACITAÇÃO COMO ENZIMA PARA DESENVOLVIMENTO E EMPODERAMENTO DE PESSOAS. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4173. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64047
Issue
Section
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.