FLASHCARDS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Um flashcard tradicional consiste em um papel pautado onde são anotados pontos importantes para a memorização de conteúdo. Já a utilização com viés educacional é proposta de diversas formas, uma delas consiste em um questionamento em uma das faces do papel e, na outra, a resposta. Uma questão fundamental para o aprendizado consiste em evitar o esquecimento, o qual pode acontecer de forma progressiva, denominada Curva do Esquecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho relata a experiência do monitor com o uso do flashcard nas atividades de monitoria de Histologia e Embriologia humana. Assim, foram produzidos flashcards sobre 1ª, 2ª e 3ª semanas do desenvolvimento embrionário, os quais o monitor já tinha experiência com essa ferramenta como aluno em outras disciplinas. Para isso, foram ressaltados pontos chaves na produção como: objetividade do conteúdo, abordagem de dúvidas comuns de turmas passadas e um sequenciamento lógico e simples das informações do conteúdo. Nas monitorias de 1ª, 2ª e 3ª semanas utilizou-se os flashcards com os alunos da disciplina de Histologia e Embriologia humana do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. O rendimento, adesão e receptividade dos alunos aos flashcards foram observados, a fim de avaliar a experiência do uso desses no processo de aprendizagem dos discentes. Os resultados obtidos pela experiência do monitor indicam que a utilização dos flashcards se mostrou uma boa estratégia de aprendizagem, uma vez que, mais da metade dos discentes compareceram às atividades, bem como mostravam-se interessados, pois facilitava a compreensão do assunto. A interação entre monitor e discente foi expressiva comparada às outras modalidades de monitoria; e se instituiu como um material prático e de fácil acesso pelos discentes. Por fim, conclui-se que, na experiência do monitor, o contato com os flashcards se constitui numa ótima ferramenta complementar no processo de aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.