VIDAS SECAS E TORTO ARADO: UM PARALELO ENTRE OS UNIVERSOS DE REFERENCIAÇÃO.
Abstract
De acordo com Jonathan Culler, em seu ensaio O que é literatura e tem ela importância?, “a literatura é uma prática na qual os autores tentam fazer avançar ou renovar a literatura e, desse modo, é sempre implicitamente uma reflexão sobre a própria literatura”(CULLER, 1999, p. 41). Dessa forma, a literatura, enquanto fenômeno capaz de relacionar diferentes períodos, personagens e histórias, quando vista em sua plenitude, também cumpre essa função ao relacionar obras, explorando categorias como gênero, enredo ou temática. Portanto, tendo como ponto de partida essa concepção do teórico estadunidense, o presente trabalho deseja apresentar os conceitos referentes à capacidade literária de referenciação abordada nos encontros de monitoria da disciplina Teoria da Literatura I. A fim de melhor exemplificar e didatizar tal fenômeno, dois romances foram escolhidos para serem trabalhados em sala: Torto Arado (2019), de Itamar Vieira Junior, e Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, além do ensaio O que é literatura e tem ela importância?, do crítico anteriormente citado, Jonathan Culler. A escolha das obras deu-se devido a alguns fatores. O primeiro deles envolve o contexto central das narrativas, visto que ambas possuem similaridades pontuais, como a ambientação e o apagamento social sofrido pelos personagens. Outro tópico essencial à seleção dessas obras revelou-se em um âmbito mais profundo, dado que, ao longo dos encontros, a relação mais abordada entre as narrativas estabeleceu-se entre o silenciamento característico à família de Fabiano, em comparação ao também similar silenciamento das personagens em Torto Arado. Assim, os encontros aconteceram dialogicamente, de modo que os alunos pudessem perceber as relações referenciais entre as narrativas e construir um pensamento crítico acerca da importância da linguagem enquanto ferramenta ativa de transformação social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.