VIDAS SECAS E TORTO ARADO: UM PARALELO ENTRE OS UNIVERSOS DE REFERENCIAÇÃO.

Autores

  • Laura Victoria Cajado Fernandes de Aguiar
  • Eduardo Chaves Ribeiro da Luz

Resumo

De acordo com Jonathan Culler, em seu ensaio O que é literatura e tem ela importância?, “a literatura é uma prática na qual os autores tentam fazer avançar ou renovar a literatura e, desse modo, é sempre implicitamente uma reflexão sobre a própria literatura”(CULLER, 1999, p. 41). Dessa forma, a literatura, enquanto fenômeno capaz de relacionar diferentes períodos, personagens e histórias, quando vista em sua plenitude, também cumpre essa função ao relacionar obras, explorando categorias como gênero, enredo ou temática. Portanto, tendo como ponto de partida essa concepção do teórico estadunidense, o presente trabalho deseja apresentar os conceitos referentes à capacidade literária de referenciação abordada nos encontros de monitoria da disciplina Teoria da Literatura I. A fim de melhor exemplificar e didatizar tal fenômeno, dois romances foram escolhidos para serem trabalhados em sala: Torto Arado (2019), de Itamar Vieira Junior, e Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, além do ensaio O que é literatura e tem ela importância?, do crítico anteriormente citado, Jonathan Culler. A escolha das obras deu-se devido a alguns fatores. O primeiro deles envolve o contexto central das narrativas, visto que ambas possuem similaridades pontuais, como a ambientação e o apagamento social sofrido pelos personagens. Outro tópico essencial à seleção dessas obras revelou-se em um âmbito mais profundo, dado que, ao longo dos encontros, a relação mais abordada entre as narrativas estabeleceu-se entre o silenciamento característico à família de Fabiano, em comparação ao também similar silenciamento das personagens em Torto Arado. Assim, os encontros aconteceram dialogicamente, de modo que os alunos pudessem perceber as relações referenciais entre as narrativas e construir um pensamento crítico acerca da importância da linguagem enquanto ferramenta ativa de transformação social.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência