A PLATAFORMA RUN.CODE NO AUXILIO AO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO

Autores/as

  • Oracio Cruz Melo
  • Vitoria Nascimento de Paula
  • João Luiz dos Santos Filho
  • Antonio Filipe Sousa Silva
  • Anderson Goncalves Uchoa

Resumen

No mundo acadêmico existem inúmeras plataformas de correção de atividades de programação, por exemplo, a plataforma run.codes. A utilização destas plataformas resulta em inúmeros benefícios tanto para docentes quanto discentes. Neste sentido, os docentes podem disponibilizar questões de forma programada e monitorar o desempenho dos alunos de forma individualizada. Já os discentes podem submeter inúmeras resoluções de questões e obter um feedback constante da corretude de suas submissões. Neste sentido, este estudo visa apresentar e avaliar as principais funcionalidades da plataforma run.codes durante a sua utilização em disciplinas de programação no Campus da UFC em Itapajé. Para isso, foram analisadas três perspectivas de uso da plataforma: professor, monitor e aluno. Todas as perspectivas foram analisadas por meio da simulação da criação de questões e submissão de respostas. Do ponto de vista do professor e do monitor, foram analisadas a criação de disciplinas (exceto monitor), questões, e análise das respostas. Do ponto de vista do aluno, foram analisadas a forma de submissão das respostas, e o feedback da corretude das questões. Após, a análise da plataforma run.codes foi observado que ela é adequada para o auxílio no ensino de programação. Entretanto, a plataforma possui uma curva de aprendizado média em termos de sua utilização na perspectiva do aluno. Mediante todos esses testes e observações feitas, conclui-se que embora a sua curva de aprendizagem seja média (perspectiva do aluno) a utilização da plataforma em disciplinas de programação é vantajosa. Uma vez que a sua utilização, facilita a submissão e correção de um grande volume de questões e obtenção de feedback imediato da corretude das questões em um curto período de tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência