A PLATAFORMA RUN.CODE NO AUXILIO AO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO
Resumo
No mundo acadêmico existem inúmeras plataformas de correção de atividades de programação, por exemplo, a plataforma run.codes. A utilização destas plataformas resulta em inúmeros benefícios tanto para docentes quanto discentes. Neste sentido, os docentes podem disponibilizar questões de forma programada e monitorar o desempenho dos alunos de forma individualizada. Já os discentes podem submeter inúmeras resoluções de questões e obter um feedback constante da corretude de suas submissões. Neste sentido, este estudo visa apresentar e avaliar as principais funcionalidades da plataforma run.codes durante a sua utilização em disciplinas de programação no Campus da UFC em Itapajé. Para isso, foram analisadas três perspectivas de uso da plataforma: professor, monitor e aluno. Todas as perspectivas foram analisadas por meio da simulação da criação de questões e submissão de respostas. Do ponto de vista do professor e do monitor, foram analisadas a criação de disciplinas (exceto monitor), questões, e análise das respostas. Do ponto de vista do aluno, foram analisadas a forma de submissão das respostas, e o feedback da corretude das questões. Após, a análise da plataforma run.codes foi observado que ela é adequada para o auxílio no ensino de programação. Entretanto, a plataforma possui uma curva de aprendizado média em termos de sua utilização na perspectiva do aluno. Mediante todos esses testes e observações feitas, conclui-se que embora a sua curva de aprendizagem seja média (perspectiva do aluno) a utilização da plataforma em disciplinas de programação é vantajosa. Uma vez que a sua utilização, facilita a submissão e correção de um grande volume de questões e obtenção de feedback imediato da corretude das questões em um curto período de tempo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.