Construção do saber de jovens universitários de comunidade quilombola

Autores

  • Katia de Oliveira Rodrigues Universidade Federal da Bahia image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-4909-8745
    • Conceptualization
    • Data Curation
    • Formal Analysis
    • Investigation
    • Methodology
    • Project Administration
    • Validation
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing
    Interesses conflitantes

    Não há.

  • Jaires Oliveira Santos Guterres Universidade Federal da Bahia image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-2819-1577
    • Conceptualization
    • Data Curation
    • Formal Analysis
    • Investigation
    • Methodology
    • Project Administration
    • Validation
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing
    Interesses conflitantes

    Não há.

  • Valdineia Barreto Ferreira Universidade Federal da Bahia image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-0030-1826
    • Conceptualization
    • Data Curation
    • Formal Analysis
    • Investigation
    • Methodology
    • Project Administration
    • Validation
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing
    Interesses conflitantes

    Não há.

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v11i.92450

Palavras-chave:

construção do saber, jovens universitários quilombolas, acesso à informação

Resumo

As comunidades remanescentes de quilombos enfrentam, historicamente, problemas com a ausência do atendimento às necessidades essenciais, resultando nas desigualdades sociais. Dito isto, o presente artigo objetiva compreender a construção do saber dos jovens universitários quilombolas. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e foi realizada com três jovens universitários, graduandos da Universidade Federal da Bahia, que viviam/vivem em comunidades quilombolas (certificadas ou não certificadas), do estado da Bahia. Os resultados evidenciaram que nas comunidades remanescentes de quilombos nas quais residem os jovens universitários investigados, a ausência do Estado na subsistência e implementação de biblioteca é evidente, o que fragiliza ou dificulta a construção do saber destes jovens. Na tentativa de suprir esta lacuna do Estado, a atuação da Associação de Moradores ou de algum membro da comunidade assume o papel de fomentar a construção do saber destes jovens universitários. Conclui-se que a construção de saberes de jovens quilombolas perpassa por uma educação informal, na qual os griôs assumem um papel de fundamental relevância, ademais, a vivência em comunidade contribui nesse processo. Por outro lado, a educação formal subsidiada pelo Estado se faz também necessária para a construção do saber dos jovens universitários investigados.

Palavras-chave: Construção do saber. Jovens universitários quilombolas. Acesso à informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Katia de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

    Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2008), Especialização em Administração Empresarial e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1990). 

  • Jaires Oliveira Santos Guterres, Universidade Federal da Bahia

    Doutora e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Nós - saberes e práticas entrelaçadas pela informação.

  • Valdineia Barreto Ferreira, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/PPGCI, 2016). Mestra em Ciência da Informação (UFBA/ PPGCI, 2009). Especialista em Gestão Universitária e Qualidade em Serviços (UFBA/2001). Especialista em Administração Pública com aprofundamento em Gestão pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/1998). Bacharela em Biblioteconomia e Documentação (UFBA/1993). 

Referências

ALVES, T. de A. et al. Identidade étnica: percepção de adolescentes quilombolas. Revista Unimontes Científica, Montes Claros, v. 19, n. 1, p. jan.-jun. 2017.

BAHIA. Governo do Estado. Territórios de identidade. Salvador, 28 set. 2017. Disponível em: http://www.bahiater.sdr.ba.gov.br/servicos/territorios-de-identidade. Acesso em: 15 abr. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Decreto nº 6.261, de 20 de novembro de 2007. Dispõe sobre a gestão integrada para o desenvolvimento da Agenda Social Quilombola no âmbito do Programa Brasil Quilombola, e dá outras providências. Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6261.htm. Acesso em: 15 set. 2021.

BRASIL. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020a.

BRASIL. Portaria n° 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 158, n. 54d, p. 1, 19 mar. 2020b. Edição extra.

CAVALCANTE, L. E. Mediação da leitura e formação do leitor. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2018.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Certificação quilombola. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/?page_id=37551. Acesso em: 15 set. 2021.

GÓES, L. P. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1991. p. 22.

LELES, C. R.; DAL MORO, R. G.; DIAS, D. R. Princípios de bioestatística. In: ESTRELA, C. (org.). Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018. p. 159-196.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Da alfabetização à aprendizagem ao longo da vida: desafios do século XXI. 2009.

PIOTTO, D. C.; ALEIXO, L. C. Estudantes das camadas populares em uma universidade pública: contribuições da relação com o saber. In: SANTOS, G. G. dos; SAMPAIO, S. M. R. (org.). Universidade, responsabilidade social e juventude. Salvador: Edufba, 2013. p. 81-97.

REIS, J. J. Ganhadores: a greve negra de 1857 na Bahia. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SAMPIERE, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. Del P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p.

SANTOS, K. da S.; COSTA, K. G. Estudantes protagonistas: entre as pedagogias escolares e griôs. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 18, 2020.

Downloads

Publicado

2026-09-22

Como Citar

RODRIGUES, Katia de Oliveira; GUTERRES, Jaires Oliveira Santos; FERREIRA, Valdineia Barreto. Construção do saber de jovens universitários de comunidade quilombola. Informação em Pauta, [S. l.], v. 11, p. 1–15, 2026. DOI: 10.36517/ip.v11i.92450. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92450. Acesso em: 1 out. 2026.