Exclusivas, recorrentes e universais: Abordagens da sociabilidade em documentários de periferia
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v5i2.1724Palavras-chave:
Documentário, Periferia, Sociabilidade.Resumo
A produção documental periférica apresenta três importantes modos de apropriação de temáticas referentes às sociabilidades cotidianas: um relacionado às experiências exclusivas dos espaços periféricos; outro às experiências recorrentes, mas não exclusivas das periferias e favelas e um terceiro que transcende o território e migra para questões universais. Para comprovar esta hipótese, este trabalho analisará documentários realizados em diversas cidades brasileiras, fazendo-lhes a seguinte pergunta: como tais filmes apreendem o cotidiano e suas respectivas sociabilidades? A resposta a esta questão atenta para um cotidiano distante do ponto de vista que o enxerga como o lugar do banal, da intimidade e do rotineiro sem história, para situá-lo como um espaço de produção histórica e política que se configura como um importante eixo que estrutura a produção audiovisual periférica.Downloads
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Publicado
2015-08-05
Como Citar
Souza, G. (2015). Exclusivas, recorrentes e universais: Abordagens da sociabilidade em documentários de periferia. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 5(2), 3–19. https://doi.org/10.36517/psg.v5i2.1724
Edição
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Artigos Livres
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