Zila Mamede, jornalista

Autores

  • Gustavo Leite Sobral Mestre em Estudos da Mídia e jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Bulhões Alberto Dantas Doutoranda em Comunicação (UnB), mestre em Estudos da Mídia (UFRN)

Palavras-chave:

Zila Mamede, Jornalismo, Tribuna do Norte, Jornalismo autoral

Resumo

Abordamos nesse artigo uma faceta desconhecida de Zila Mamede (1928-1985): a de jornalista. Pouco se sabe de sua colaboração e de sua atuação no jornalismo, ao contrário do que se observa da sua trajetória enquanto poeta, bibliotecária e pesquisadora. Zila se torna colunista interina, cronista e repórter bissexta no jornal potiguar Tribuna do Norte e, posteriormente, redatora do jornal potiguar Diário de Natal. Além disso, chegou a ser correspondente internacional do jornal carioca O Globo e colaborou com os suplementos literários de jornais de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Diante desse contexto, relacionamos as publicações da autora no jornal Tribuna do Norte entre os anos de 1950 e 1952. Acreditamos que a poeta praticava um Jornalismo híbrido, um Jornalismo autoral.

Biografia do Autor

  • Gustavo Leite Sobral, Mestre em Estudos da Mídia e jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestre em Estudos da Mídia e jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar/Laureate e advogado. Escritor e pesquisador, escreveu, publicou e organizou diversos livros (www.gustavosobral.com.br).

  • Juliana Bulhões Alberto Dantas, Doutoranda em Comunicação (UnB), mestre em Estudos da Mídia (UFRN)

    Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Mestra em Estudos da Mídia, jornalista e radialista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar/Laureate.

Referências

GALVÃO, Cláudio (2005). Zila Mamede em sonhos navegando. Natal: Moura Ramos.

LISPECTOR, Clarice. NUNES, Aparecida Maria (Org.) (2008). Só para mulheres: conselhos, receitas e segredos. Rio de Janeiro: Rocco.

MAMEDE, Zila. ARAÚJO Humberto Hermenegildo; GALVÃO, Maria José Mamede; GALVÃO, Marise Adriana Mamede (Orgs.) (2009). Exercícios de poesia: textos esparsos. Natal: EDUFRN e NCCEN.

MAMEDE, Zila (1952a). Cuidado com as aparências. Tribuna do Norte, 18 de jan. 1952.

MAMEDE, Zila (1952b). O menino da autolotação. Tribuna do Norte, 13 de mar. 1952.

QUEIROZ, Rachel (2010). Tantos anos. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

SOBRAL, Gustavo (2016). Zila Mamede e José Mindlin, breve relato da correspondência e de amizade. Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, v. 46, p. 36-50.

SOBRAL, Gustavo (2015). Zila. Publicado na Revista Bzz. Natal/RN, ano 3, nº 24, jun. 2015, pp. 58-62.

SOBRAL, Gustavo; BULHÕES, Juliana (2017). Rachel de Queiroz, jornalista. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 14, p. 39-50.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Zila Mamede, jornalista. (2019). Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 46-56. https://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/40701