A relação da Igreja Católica com a mídia

Dos meios de comunicação de massa ao Instagram do Papa Francisco

Autores/as

  • Leticia Moreira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42224

Resumen

A relação da Igreja Católica com a mídia nem sempre foi harmônica, mas, paulatinamente, a instituição religiosa percebeu que se não aderisse aos meios de comunicação, seus ensinamentos não conseguiriam ser propagados com amplitude. Tendo em vista esse cenário, este trabalho busca analisar como e por que a Igreja vem remodelando sua comunicação com os fiéis, ao longo dos anos, desde a efervescência da comunicação massiva até às redes sociais. Para isso, é realizada uma pesquisa de inspiração netnográfica (KOZINETS, 2014), a partir das publicações do Instagram do Papa Francisco, nos meses de março e abril de 2018. Como resultado, este estudo avalia que a adesão da Igreja aos meios de comunicação ampliou o alcance das suas mensagens, o Instagram do Papa vem proporcionando uma sensação aproximativa entre a religião e seus fiéis, e o caráter imagético da rede social contribui para uma maior persuasão dos seguidores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leticia Moreira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2019-09-29

Cómo citar

Moreira, L. (2019). A relação da Igreja Católica com a mídia: Dos meios de comunicação de massa ao Instagram do Papa Francisco. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(1), 120–137. https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42224

Número

Sección

Dossiê Emerge